Um espaço português de vinhos e petiscos feitos no carvão e com conservas, do chef Vitor Sobral
Tascas e tabernas são verdadeiras instituições portuguesas. Depois de levar a sua interpretação de tasca para São Paulo, com a Tasca da Esquina, o Chef Vítor Sobral mantém a sua parceria com Érica Maierá e Edrey Momo e inaugura uma nova casa, a Taberna da Esquina, no cruzamento das ruas Bandeira Paulista com o Leopoldo Couto de Magalhães Júnior, no Itaim-Bibi. O projeto foi criado especialmente para a cidade: “Queria apresentar um conceito diferente, mostrar as várias receitas que podem ser feitas com os mesmos produtos”, explica o Chef Vítor Sobral, grande admirador da gastronomia lusófona, que também é proprietário da Cervejaria da Esquina, em Lisboa, e da Kitanda da Esquina, em Luanda, além da matriz da Tasca da Esquina na capital portuguesa e das suas filiais de São Paulo e João Pessoa.
“As Tabernas são estabelecimentos de convívio, onde o vinho e a grelha são os motivos de encontro“, admite o Chef. O bar-restaurante, cujo o Chef-residente é Mateus Correa, é tão informal e descomplicado como a casa-irmã, com receitas clássicas das tradicionais tabernas portuguesas, como petiscos na grelha, fritos e conservas, servidos em porções de partilha. Para beber, vinhos portugueses, alguns deles a copo, e cocktails e bebidas à base de vinhos, como o porto tónico e a sangria.
A decoração foi inspirada nas antigas tabernas, onde os taberneiros enchiam os jarros de vinho diretamente nos barris. Para recriar essa atmosfera, os arquitetos portugueses Sofia Duarte e João Mota, decoraram as paredes com pipas. Existe ainda um balcão de madeira e bancos altos de cortiça, caixas de vinhos nos tetos e paredes que se tornam estantes para livros de receitas e as conservas ali vendidas. A cozinha é envidraçada, à vista, à semelhança do que acontece na Tasca. Já o bar, ao lado, tem mármore trazido de Estremoz. E nas mesas, as louças brancas da marca portuguesa Vista Alegre e os copos e talheres de design português combinam com travessas de inox, inspiradas nas que são usadas nas tabernas portuguesas mais populares.
Informação em em www.tabernadaesquina.com
Redes Sociais