Uma quinta da Real Companhia Velha que é referência em toda a região do Douro, tendo sido efetuado ao longo dos anos uma recuperação cuidada, com a criação de jardins e recantos de excelente bom gosto e onde além da vinha existe uma enorme e cuidada biodiversidade.

quinta carvalhas 730
Um dos jardins da Quinta das Carvalhas. Foto Alivetaste

Esta propriedade, de enorme beleza e espectacularidade, tem uma posição predominante na encosta da margem esquerda do Rio Douro virada para o Pinhão. Cobre toda a colina sobranceira ao Rio Douro, estendendo-se até ao topo, que é ocupado pela “Casa Redonda” – uma casa de hóspedes visível a kilometros de distância – e ocupa, também uma parte da encosta superior da margem direita do Rio Torto. É certamente a maior Quinta da Região do Douro, e pode considerar-se a “Jóia da Coroa” da Real Companhia Velha, presidida por Pedro Silva Reis

A referência escrita mais antiga que se conhece da “Quinta das Carvalhas” data de 1759, embora tenha sido já mais recentemente que a Quinta se expandiu para os 600 hectares de superfície actuais, através da aquisição, e posterior emparcelamento, de diversas propriedades subjacentes.

A Quinta das Carvalhas possui mais de 500.000 pés de vinha distribuídos por 120 ha. São 50 os hectares instaladas em tradicionais socalcos e, destes, 30 são vinhas quase centenárias onde abundam algumas castas, hoje raras, fazendo delas interessantes repositórios de variabilidade ampelográfica. As vinhas recentes, instaladas no topo da propriedade onde a inclinação é menor, estão plantadas ao alto; nas encostas com elevada inclinação são instaladas segundo as curvas de nível em patamares e micro patamares – de uma linha apenas onde é possível praticar uma viticultura sustentável. Toda a área de vinha está intercalada por mata mediterrânica, olival e pequenos espaços ajardinados e floridos fazendo desta propriedade um agradável e invejável ponto de visita à Região.

A Quinta possui uma produção média de 600 pipas das quais 350 se destinam à feitura de vinho do Porto. As restantes 250 pipas são para vinho DOC Douro.

Os vinhos desta quinta são:
Carvalhas branco
Carvalhas tinto
Quinta das Carvalhas Reserva Tawny
Video

Quinta das Carvalhas
Quinta das Carvalhas. Foto Alivetaste