Todos os anos tenho um novo desafio…

joao paulo martins 500

João Paulo Martins natural de Lisboa, conceituado jornalista especializado na área de vinhos, redactor da Revista de Vinhos e colunista do semanário Expresso. Já foi colunista no Público, no DN, na revista FOCUS, na revista Máxima e, mais longinquamente, na Visão e na revista Classe.

Como e quando despertou para o mundo do vinho ?
Comecei como amador e apreciador no Jornal dos Vinhos do semanário O Jornal, em 1989, mas o interesse na matéria já vinha de trás, desde os inícios dos anos 70.

Qual foi o seu maior desafio desde que teve início a sua atividade nesta área ?
Foi a concepção e escrita do livro O Vinho em Portugal, editado pelos CTT. Todos os anos tenho um novo desafio que é fazer mais uma edição do guia Vinhos de Portugal, que se publica há 18 anos consecutivos. Já estou a preparar a próxima, a 19ª.

Que história, pelo absurdo e/ou interessante, tem desde que iniciou a sua atividade ?
A história triste de me terem levado a tribunal por ter expressado a minha opinião sobre um vinho. Felizmente a Juíza Ana Peres não esteve pelos ajustes e o princípio da liberdade de imprensa prevaleceu. Não chegámos ao julgamento e ganhei na 1ª instância e no tribunal da Relação, cujo acórdão sobre o meu caso fez jurisprudência, já que o tema era inédito e como tal omisso na legislação.

Qual o melhor vinho que já teve oportunidade de provar e de que país ?
Não sei, não consigo eleger um, mas entre o Sauternes Chateau d’Yquem 1988, o Vinho do Porto Quinta do Noval Nacional 1996 e o Madeira Blandy’s 1811, mon coeur balance…

Qual o restaurante que lhe proporcionou uma experiência inesquecível e porquê ?
Foi o restaurante Oud Sluis, 3 estrelas Michelin, na Holanda; pelo rigor, entrega e conhecimento do pessoal, qualidade do menu e perfeita ligação vinho/comida.

por Mário Rodrigues