Um dos ícones da Quinta de Chocapalha, em Alenquer, está de regresso. Nascido na colheita de 2019, este Vinha Mãe, à semelhança das edições anteriores, presta homenagem à primeira parcela de vinha plantada na propriedade pelos pais de Andrea e Sandra Tavares da Silva, a segunda geração à frente dos desígnios da Quinta de Chocapalha. A referência foi, por isso, a primeira a ser produzida pela família, em 2000.
Sem cortar laços com a tradição, a colheita que agora agracia as prateleiras de garrafeiras e cartas da restauração resulta de um blend que tira partido de um trio de castas – Syrah, Touriga Nacional e Tinta Roriz. As vinhas, essas, somam 35 anos de idade e estão plantadas em sistema de cordão bilateral.
Depois de colhidas e desengaçadas, as uvas passaram por uma maceração pré-fermentativa a baixas temperaturas, durante oito horas. A fermentação alcoólica foi feita em lagares, durante oito dias, sendo que a fermentação maloláctica e o estágio ocorreram em barricas de carvalho francês ao longo de 22 meses.
Assim definido pela terra e pela mão humana, o vinho apresenta uma cor intensa e opaca, sendo marcado pelas notas de frutos de bosque, cereja preta e especiarias. Na boca mostra-se concentrado, com uma elegância que prevalece no longo final de boca. A enologia é de Sandra Tavares da Silva e Miguel Cavaco.
O PVP Recomendado do Quinta de Chocapalha Vinha Mãe 2019 é de 26€.
Redes Sociais