O Bioma nasceu do sonho de dois jovens chefs, Rafael Ávila Melo e Franco Pinilla, que deixaram as carreiras internacionais para se dedicarem a um projeto em nome próprio, com conceito disruptivo e irreverente, levando à mesa a essência das tradições açorianas, apresentadas de forma contemporânea, com menu composto por propostas gastronómicas confecionadas com ingredientes locais e sazonais, da horta e do mar, sempre com foco na sustentabilidade e no respeito pela natureza

Este espaço promete surpreender os verdadeiros amantes de gastronomia. Chama-se Bioma, fica nas Lajes do Pico, na ilha do Pico, e nasceu da paixão dos chefs Rafael Ávila Melo e Franco Pinilla, que “largaram tudo” para concretizar um sonho em comum: construir um espaço onde se podem viver experiências gastronómicas únicas, baseadas no património açoriano. Inaugurado no final do mês de maio, possui um conceito que passa pela valorização dos ingredientes frescos, locais e sazonais, prestando homenagem às tradições desta ilha, através das fusões, texturas e sabores apresentados nas propostas gastronómicas.

Rafael Ávila Melo, natural do Pico, e Franco Pinilla, argentino, conheceram-se em 2019 durante um evento gastronómico. Criaram de imediato uma forte ligação e, ao longo do tempo, foram-se cruzando em vários eventos da área, onde partilhavam as suas ambições e objetivos de vida. Após algum tempo, e depois de umas quantas aventuras, decidiram que queriam mudar de vida e construir um projeto de raiz em conjunto. Franco visitou Rafael no Pico em 2022, e, nessa altura, decidiram que seria o local perfeito para a concretização deste sonho. No início de 2023, Franco deixou Buenos Aires, Argentina, para recomeçar a vida na ilha açoriana. A partir desse momento, a dupla de jovens chefs começou a pensar nos contornos do projeto, a conhecer a fundo a gastronomia do Pico, levando a cabo uma pesquisa intensiva sobre o tema. Cultivaram uma horta biológica e começaram a praticar pesca submarina para observar e apanhar peixes, mariscos e algas da região, de maneira a conhecerem melhor os recursos da ilha e fazerem algumas experiências gastronómicas. Posteriormente, encontraram o espaço ideal para erguerem este sonho, para o qual levaram todas as pesquisas e conhecimento que foram adquirindo, e o Bioma abriu, oficialmente, no passado mês de maio.

“Bioma” significa a essência de um ambiente equilibrado, no qual a natureza floresce de forma pura e natural, conceito que reflete a abordagem gastronómica do restaurante, que prima pelo respeito pela sustentabilidade ambiental e pela harmonia dos sabores, e apresenta uma profunda ligação com a biodiversidade dos Açores. Sustentabilidade, respeito pela natureza, conexão com a comunidade e responsabilidade social são alguns dos pilares da missão do recentemente inaugurado Bioma. A decoração do espaço, em linha com este conceito, teve também a mão de Rafael e Franco, nomeadamente os objetos naturais da ilha que se encontram no restaurante, como conchas, que foram apanhados pelos próprios chefs com o propósito de dar vida ao Bioma, refletindo a essência do projeto.

As propostas gastronómicas do restaurante picoense, rodeado pela beleza natural da ilha, são da autoria de Rafael e Franco, que desejam proporcionar aos clientes uma experiência contemporânea de alta gastronomia, focada na essência dos Açores. O Bioma apresenta três menus distintos, com produtos que vão sempre variando conforme a época, alguns deles apanhados pelos próprios chefs, nomeadamente peixes e espinafres-do-mar, e outros oriundos de diversos produtores locais que fornecem ao Bioma os ingredientes mais frescos. O primeiro menu, “Mesa Açoriana”, é composto por cinco momentos e tem um valor de 50 euros por pessoa ou de 75 euros por pessoa com harmonização de vinhos açorianos (três copos). “Raízes Açorianas” é o segundo menu disponível no Bioma, que apresenta uma viagem de nove momentos, onde cada prato conta uma história inspirada na herança gastronómica local. Tem um valor de 90 euros por pessoa ou de 145 euros por pessoa com harmonização de vinhos açorianos (cinco copos).

Está disponível também o menu “Mesa do Chef”, uma refeição exclusiva que será preparada e apresentada no balcão da cozinha do Bioma, com um serviço personalizado dos chefs, que partilharão detalhes sobre os produtos, técnicas e inspiração de cada criação. Trata-se de um menu de degustação de 12 pratos, disponível para um máximo de quatro pessoas por dia, e tem um valor de 155 euros por pessoa (sem bebidas) ou de 255 euros por pessoa (com harmonização de vinhos e bebidas típicas dos Açores).

 “Todos os pratos que apresentamos aqui no Bioma contam uma história, baseada na herança açoriana. O principal objetivo é valorizar o produto local e acrescentar valor ao património gastronómico dos Açores. Pretendemos dar a provar uma fusão de ingredientes frescos da região, preparados com recurso a técnicas da alta cozinha, aliadas ao saber tradicional. O nosso compromisso passa pela celebração da cultura dos Açores, pela qual tenho uma grande paixão, sempre com respeito pela sustentabilidade, e com olhos postos na inovação. Queremos apostar na partilha e no contacto próximo com os clientes e com os locais, algo que é extremamente gratificante para nós.”, salienta o chef Rafael Ávila Melo.

 “O Bioma é a nossa casa. Os objetivos conseguem-se com muito trabalho e este projeto é a representação disso mesmo. Pusemos na cabeça que conseguiríamos alcançar este patamar e, passado um ano e meio, realmente conseguimos, e, com isto, queremos também inspirar outras pessoas. Já corremos o mundo, mas foi no Pico que quisemos materializar este nosso sonho. Mais do que um restaurante, o Bioma é um local onde os clientes poderão usufruir de uma experiência gastronómica ímpar. Na nossa cozinha valorizamos diariamente os produtos mais frescos da estação, cultivados nos solos vulcânicos do Pico, ricos em nutrientes. A gastronomia açoriana, ligada à cultura e à tradição, merece ser homenageada e é com isso em mente que a nossa fantástica equipa trabalha todos os dias para oferecer a melhor experiência possível a quem nos visita.”, acrescenta o chef Franco Pinilla.

Para acompanhar as propostas gastronómicas dos chefs, o Bioma apresenta uma vasta seleção de vinhos, selecionados pela enóloga e sommelier Cátia Laranjo, com destaque para referências produzidas na ilha do Pico, mas que conta também com vinhos de outras regiões do país, como é o caso do Alentejo e Douro. Além dos vinhos, a carta inclui ainda espumantes, licores e bebidas sem álcool.

 Morada: Estrada regional nº 12, Foros, Calheta de Nesquim Foros (ER1, 9930-055 Lajes do Pico, Açores)

Horários:

Inverno

Aberto de quinta-feira a sábado, das 18h00 às 22h00, e domingo das 12h30 às 15h00 e

das 18h00 às 22h00. Fechado à segunda-feira, terça-feira e quarta-feira.

Verão

Aberto de quarta-feira a sexta-feira, das 18h00 às 22h00, e sábado e domingo das 12h30 às 15h00 e

das 18h00 às 22h00. Fechado à segunda-feira e à terça-feira.

Contactos: 910 723 700 | [email protected]