Os Melhores Vinhos de 2024 já foram revelados na Cerimónia de Entrega de Prémios da 11ª Edição do Concurso Vinhos de Portugal, uma iniciativa organizada pela ViniPortugal, tendo o Jantar de Gala decorrido esta sexta-feira, no dia 3 de Maio, no Mosteiro de Alcobaça

Foram atribuídos os prémios aos melhores vinhos do ano, entre as 1.300 referências de vinho inscritas, tendo sido atribuídas 383 medalhas, entre as quais 32 medalhas na categoria de Grande Ouro, 95 de Ouro e 256 de Prata.

Ao longo de três dias (29 e 30 de Abril e 1 de Maio), 132 especialistas de referência do sector, sendo 108 jurados nacionais e 24 internacionais, avaliaram criteriosamente, durante as sessões técnicas, as mais 1.300 referências a concurso. Posteriormente, o Grande Júri, constituído por Bento Amaral, Dirceu Júnior MW, James Tidwell MS, Luís Lopes e Francisco Antunes, avaliou, nos dias 2 e 3 de Maio, as referências distinguidas com Ouros, atribuindo as distinções de Melhores do Ano e Grandes Ouros. O veredicto concluiu, ainda, que a região mais premiada desta Edição foi a Região Douro e Porto, conquistando 16 medalhas. Os Melhores do Ano foram eleitos por categoria, sendo eles:  

  1. O Melhor do Ano – Julio B. Bastos- Alicante Bouschet Alentejo 2018
  2. O Melhor do Ano Licoroso – Graham’s Single Harvest Porto 1974
  3. O Melhor do Ano Varietal Tinto – Julio B. Bastos- Alicante Bouschet Alentejo 2018
  4. O Melhor do Ano Varietal Branco – Anselmo Mendes Loureiro Private Vinhos Verdes 2020
  5. O Melhor do Ano Vinho Tinto (Blend) – Altas Quintas Reserva Alentejo 2019 – Altas Quintas-Expl Agricola e Vinícola
  6. O Melhor do Ano Vinho Branco (Blend) – Quinta do Noval Reserva Douro Branco 2022
  7. O Melhor do Ano Espumante – Quinta da Lagoa Velha Cuvée Bairrada 2015

A lista completa de premiados pode ser consultada no site do Concurso Vinhos de Portugal em:  https://concursovinhosdeportugal.pt/.

 “É com uma enorme satisfação que organizamos este concurso há já onze anos e continuamos a ter uma adesão bastante significativa, seja por parte dos produtores que inscrevem os seus vinhos, seja por parte dos jurados nacionais e internacionais que aceitam prontamente o nosso convite. Esta é uma iniciativa que consideramos importante para destacar a qualidade ímpar dos nossos vinhos e, ao mesmo tempo, ajudar o consumidor a fazer uma escolha mais informada no momento da compra. Para além disso, temos a missão de divulgar os vinhos portugueses aos jurados internacionais, promovendo não apenas provas, mas também Masterclasses sobre os vinhos portugueses e outras actividades, como visitas a produtores, adegas e experiências gastronómicas das regiões onde as provas ocorrem”, refere Frederico Falcão, Presidente da ViniPortugal.

Os vinhos distinguidos, no Concurso Vinhos de Portugal, com as medalhas Grande Ouro e Ouro, vão ter a presença garantida pela ViniPortugal em eventos internacionais de referência, ainda este ano, evidência de que este Concurso é uma ótima oportunidade para a promoção internacional por parte dos produtores nacionais.

Entre os jurados internacionais que integraram o Júri Tegular, destaca-se Sebastian Bordthäuser, Sommelier e Jornalista da Alemanha; Thomas Götz, Jornalista de Vinhos, Blogger e Wine Educator Especializado em Vinhos Ibéricos, da Alemanha; Thea Cipido, Sommelier e Jornalista da Bélgica; Janet Dorozynski, Jornalista de Vinhos e Wine Educator, do Canadá; Marshall Chen, fundador e principal formador do Domaine, o maior instituto de ensino de vinhos do sudoeste da China; Malene Smidt Hertz, Wine Educater, da Dinamarca; Cynthia Leung, Wine Educator certificada e detentora do Diploma da WSET, de Hong Kong; Kateryna Yuschenko, CEO e Wine Educator da WSET Ucrânia e Mirell Riviello, Oradora e Sommelier, do México.

O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias partilham experiências entre si.  A iniciativa reforça igualmente a posição de Portugal nos mercados externos enquanto país de excelência na produção de vinho.