Piqueniques “Merenda na  Vinha” regressam com sol e calor para visitas guiadas e passeios na vinha que fazem parte da seleção de atividades da propriedade da família Symington

Com as temperaturas a subir e os dias cada vez mais longos, a Quinta do Bomfim – propriedade da família Symington, reconhecida pela produção dos vinhos do Porto Dow’s – reabre o espaço “Merenda na Vinha”, um local para desfrutar de piqueniques, petiscos e de uma seleção de vinhos Symington. A família, que está há cinco gerações na propriedade localizada no Pinhão, convida os visitantes a descobrir aquele que foi o local premiado nas categorias Global e Arquitetura e Paisagem dos prémios Best of Wine Tourism 2024, em fevereiro deste ano.

As visitas guiadas à Quinta do Bomfim são uma oportunidade de conhecer os espaços e os “segredos” do vinho ali produzido. Conduzidas por guias, as visitas revelam a história da propriedade, não esquecendo o presente e o futuro, com passagem pelas adegas e pelo armazém, uma construção de 1896 onde o velho contrasta com o novo, homenageando o legado da quinta.

Num espaço marcado pelas paisagens durienses e pela proximidade com a natureza, os passeios na vinha são um convite para ficar a saber mais sobre as características do terroir da região. A quinta conta com três percursos pedonais, e seja num passeio de 15 minutos ou numa caminhada de uma hora e meia, esta é uma oportunidade única de conhecer a origem dos conceituados Portos Dow’s, estando rodeado da beleza natural da região.

No final do passeio não pode faltar um refresco ou um piquenique para retemperar energias, e a sugestão da família Symington passa pela “Merenda na Vinha”. O espaço, inaugurado em 2023, oferece todas as condições necessárias para momentos de lazer e repouso. Este ano, os cocktails e o menu de petiscos são novidade, sendo possível desfrutar de diversas opções, como o sortido de enchidos, crackers e espetada de queijo com tomate cherry, ou uma taça de amêndoas e batatas fritas. Os piqueniques continuam disponíveis, para refeições mais completas, apresentando-se como uma oportunidade de convívio com a natureza, acompanhado de produtos regionais de excelência.

O menu de piquenique, elaborado pela equipa do restaurante da propriedade – Bomfim 1896 with Pedro Lemos (Guia Michelin 2024) –, pode ser desfrutado de segunda-feira a domingo, das 13h00 às 17h00. Uma seleção de pão, sopa fria de tomate coração-de-boi, salada de verduras, carapau de escabeche, covilhetes e queijo curado são as escolhas para o menu, que conta ainda com fruta da época e toucinho do céu para sobremesa. A garrafa de Altano Branco (para duas pessoas) e um copo de vinho do Porto Dow’s Tawny 10 Anos ou LBV complementam o piquenique do Bomfim, com um custo de 40 euros por pessoa. Opções vegetarianas são também uma possibilidade, com broa de milho e pão de centeio a integrarem a seleção de pão, juntamente com covilhetes de legumes, legumes assados e queijo merendeira.

Pensado especialmente para os mais novos, com um custo de 15 euros, o cesto de piquenique inclui uma sanduiche de queijo e fiambre, uma empada de frango, toucinho do céu, fruta da época e limonada. Também a diversão é assegurada para todas as idades, com vários jogos disponíveis na propriedade, como o cricket, o jogo do galo ou um dominó gigante.

A reserva das visitas e restantes atividades é aconselhada, sendo necessário reservar os piqueniques com 48 horas de antecedência. As reservas podem ser realizadas por e-mail ([email protected]). As visitas estão disponíveis todos os dias da semana, das 10h00 às 17h30.