Do produtor Casas do Pesinho, foi apresentada a colheita de 2019 transformando-se numa prova vertical que teve início com 2016 e 2018, culminando na mais recente, de 2019, realizada num espaço nobre e único, O Culto ao Bacalhau, no renovado Mercado do Bolhão, com a cozinha do chef Rui Martins

É um trabalho vínico que mantém o perfil marcante demonstrado desde 2016, mantendo o mesmo rigor de qualidade nas colheitas posteriores de 2018 e 2019.

Luís Machado (arquiteto e empresário) criou e desenvolveu o projeto Casas do Pesinho – Ideia, uma ideia de vinho e enoturismo nascida pela paixão pelo Douro, em particular pelo lugar do Pesinho (um local em Covas do Douro), onde também está a nascer o enoturismo. A maturação deste projeto foi impulsionada não só pelo Douro, como pelas suas gentes e vinhos, numa busca permanente pela excelência.

O rigor na qualidade de um vinho que proporcionasse prazer e do qual se orgulhasse, levou Luís Machado a selecionar dois reconhecidos profissionais – o viticultor Luís Lopes e o enólogo Pedro Sequeira – sobre quem recai a responsabilidade técnica da produção destas primeiras colheitas do Casas do Pesinho Ideia.

Casas do Pesinho Ideia Douro Doc tinto 2019, proveniente da sub-região do Cima Corgo, é um saboroso néctar composto pelas castas Touriga Nacional, Touriga Franca e Tinta Roriz, provenientes de vinhas situadas a uma altitude de cerca de 420 m em solos xistosos, entre Covas e o Pesinho. A pisa é feita em lagar e cuba de inox, sendo o estágio de 20 meses em barricas usadas de 500 litros de carvalho francês.

Acabado de abrir, o nariz não é demasiado exuberante e deixa revelar uma complexidade entusiasmante. Magnífico volume e fim de boca, fruta vermelha e acidez muito equilibrada (mas bem presente), que lhe dá uma elegância distinta e a promessa de uma longa e segura guarda. Recomenda-se abrir o vinho pelo menos 1 hora antes de servir, para que se aprecie ainda mais, permitindo ao vinho “respirar” e libertar aromas bem guardados na garrafa.

Muito gastronómico, acompanha bem pratos com algum volume e sabor

Tem o PVP recomendado de 29€.
Contacto: [email protected]

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva