No dia 16 de abril, o restaurante lisboeta recebe a Quinta da Lagoalva para um evento único, com propostas gastronómicas da autoria do chef Sebastião Vasconcelos, que serão harmonizadas com referências do produtor de vinhos do Tejo

O Mesa do Bairro recebe a Quinta da Lagoalva no próximo dia 16 de abril, às 20h30, para um jantar vínico único. Este é o primeiro evento de um ciclo de jantares a decorrer no restaurante situado no coração da capital portuguesa no âmbito da comemoração dos seus 9 anos de história.

O menu para este jantar, preparado pelo chef ao leme do Mesa do Bairro, Sebastião Vasconcelos, é composto por quatro momentos. As propostas gastronómicas, criteriosamente escolhidas pelo chef, prometem uma verdadeira viagem pelos sabores mais genuínos da cozinha tradicional portuguesa, e serão harmonizadas com algumas das mais icónicas referências do produtor de vinhos do Tejo.

Para entrada, o chef Sebastião Vasconcelos propõe Perdiz de escabeche em pão alentejano e puré de maçã, acompanhad pelo vinho Lagoalva Espumante Bruto, e, de seguida, um Granizado de yuzu, para limpar o palato antes dos pratos principais. Esta viagem pela gastronomia nacional continua com Lombo de bacalhau em meia desfeita empacotado em massa filo, que será servido juntamente com o Lagoalva Dona Isabel Juliana Branco. Como prato de carne, o chef do restaurante lisboeta sugere Rabo de boi com puré de pastinaca e couve pak choi salteada, uma proposta que será harmonizada com Lagoalva Grande Reserva Alfrocheiro. Este menu especial inclui ainda a sobremesa Mousse gelada com amêndoa torrada, que poderá ser degustada com um Lagoalva Colheira Tardia.

“Organizado no âmbito da comemoração do nosso nono aniversário, este é o primeiro evento de um ciclo de jantares que vamos promover ao longo deste ano, antes de cumprirmos uma década de história. No dia 16 de abril, temos o prazer de receber a Quinta da Lagoalva e convidamos todos a virem até ao nosso restaurante para provarem os vinhos deste produtor e ainda as propostas gastronómicas únicas preparadas pelo nosso chef.”, afirma Ana Carrilho de Almeida, proprietária do Mesa do Bairro. “O menu que será apresentado neste jantar foi especialmente desenhado para casar na perfeição com os vinhos da Quinta da Lagoalva. Os clientes poderão degustar pratos com produtos e sabores tipicamente portugueses, harmonizados com algumas das referências mais emblemáticas deste produtor vinhos do Tejo.”, acrescenta o chef Sebastião Vasconcelos.

Este jantar vínico no Mesa do Bairro – um espaço marcado pelos detalhes decorativos em tons de madeira e que homenageia diariamente as tradições da cozinha portuguesa – tem um valor de 60 euros por pessoa. As reservas são obrigatórias e podem ser efetuadas através do contacto telefónico 961 459 220.

O chef Sebastião Vasconcelos estudou economia, mas descobriu a paixão pela culinária depois de ter estado na Escola de Hotelaria de Lisboa e ter feito um estágio no hotel Tivoli Lisboa, em 2012. Estagiou também no restaurante Assinatura, de Vítor Mouro, e no hotel Epic Sana, onde depois ingressou nos quadros durante dois anos. Teve experiências na restauração com o chef Vítor Claro, no Mercado da Ribeira, e foi braço direito no restaurante Substância, de João Lobão. Juntou-se à equipa de abertura do restaurante Mesa do Bairro e, depois de alguns anos como cozinheiro de terceira e segunda, tornou-se chef. Está no restaurante Mesa do Bairro desde 2015, onde se despediu no dia da abertura, mas, com resiliência e empenho, manteve-se e tornou-se chef no ano de 2018. Desde aí, criou equipa, formou-se e formou-os para hoje ter a consistência e respeito pela cozinha tradicional portuguesa.

A história da Quinta da Lagoalva de Cima remonta ao séc. XII. Esta Quinta, que se estende pela margem sul do rio Tejo, a cerca de dois quilómetros da vila de Alpiarça e a onze de Santarém, é a maior e mais emblemática – até pela sua dimensão histórica e cultural – de um coletivo de várias propriedades, pertença do Grupo Lagoalva, detido pela família Holstein Campilho. Este grupo detém várias áreas de negócio (vinhos, azeite, enoturismo, agricultura, coudelaria, equipamentos e serviços de rega) e explora uma área total de aproximadamente 5.500 hectares. A Quinta da Lagoalva possui cerca de 45 hectares de vinha, plantados junto ao rio Tejo e constituídos por uma variedade de castas nacionais e mundiais.