Chegou a mais recente colheita do ‘Branco de Vinhas Velhas’ do Morgado do Quintão – a de 2022. Elaborado a partir da casta autóctone Crato Branco das vinhas mais antigas da propriedade, este vinho branco algarvio é mais uma homenagem à essência da Região

Com um aroma frutado e floral, na boca torna-se redondo com untuosidade e acidez notórias e um final longo. A nova colheita cujo rótulo foi desenvolvido pela fotógrafa Eva Díez marca a sua chegada ao mercado com um evento em Lisboa na ‘Salgadeiras Arte Contemporânea’ (galeria que representa a artista).

O Branco de Vinhas Velhas 2022 é um branco com uma vinificação enraizada na tentativa de mostrar a riqueza do terroir algarvio, produzido com a mais ínfima atenção ao detalhe. Os cachos de Crato Branco são provenientes das vinhas mais antigas do Morgado do Quintão, com mais de meio século, e foram cuidadosamente colhidos à mão, para serem depois prensados inteiros. Envelhecido em antigas barricas de carvalho, o resultado é uma sinfonia no copo que acompanha muito bem pratos regionais algarvios (em particular peixes e mariscos) – não fosse ele um autêntico filho da terra.

Mais do que uma expressão artística, o rótulo do Vinhas Velhas, é um tributo ao território e às tradições da região, celebrando também a história da propriedade. “O Morgado do Quintão está na nossa família desde 1810 – passou já pelas mãos de quatro gerações – tendo cada uma delas marcado a história desta propriedade. Desde 2013, temos recebido artistas das mais diferentes áreas e nacionalidades através das Residências Artísticas, que tem como finalidade promover aquilo em que acreditamos – arte, cultura e território”, afirma Filipe Caldas de Vasconcellos, proprietário do Morgado do Quintão.

Desde a sua primeira colheita que o vinho ´Branco de Vinhas Velhas’ do Morgado do Quintão materializa nos seus rótulos a relação com a Arte, tendo contado com o contributo de vários artistas de arte contemporânea, tais como, Cláudio Garrudo, Rui Horta Pereira, Tomás Cunha Ferreira e, este ano, a premiada fotógrafa galega Eva Díez. 

Com uma forte ligação ao projeto do Morgado do Quintão, Eva Díez, explica: “O processo artístico é muito importante no meu trabalho e nasce no emocional transcendendo para o universal”. A peça que dá forma ao novo rótulo do ‘Branco de Vinhas Velhas 2022’ intitulada “Remover das Águas”, oferece uma visão muito misteriosa não apenas do vinho em questão, mas também do ‘lugar’ especial de onde ele provém – o Morgado do Quintão, em Lagoa, no Algarve.

Branco de Vinhas Velhas 2022 – Edição limitada tem o P.V.P. Recomendado de 25€.