Já está a decorrer a segunda fase de inscrições para o Concurso Vinhos de Portugal 2024, que se vai realizar de 29 de Abril a 3 de Maio, estando esta 2ª fase está aberta até ao dia 22 de Março, data limite para a inscrição nesta iniciativa da ViniPortugal que irá distinguir os melhores vinhos nacionais

O registo pode ser feito no site oficial do Concurso Vinhos de Portugal e tem o custo de 75€ + IVA por referência.

O Concurso decorre em dois momentos , o primeiro, com a avaliação de um Júri Regular que reunirá nas manhãs dos dias 29, 30 Abril e 1 de Maio, nas instalações do CNEMA, em Santarém. o segundo fmomento, em local a determinar, acontece com a avaliação final realizada por um Grande Júri que reunirá nas manhãs dos dias 2 e 3 de Maio, para avaliar todos os vinhos que obtiveram a classificação de Medalha de Ouro e atribuir as Grandes Medalhas de Ouro e ainda seleccionar os Melhores de cada categoria.

O Concurso Vinhos de Portugal é um evento de referência no sector e, em paralelo, um ponto de encontro entre produtores, especialistas, sommeliers e influenciadores nacionais e internacionais que durante estes dias trocam experiências entre si. A iniciativa distingue a diversidade e a excelência dos vinhos produzidos em território nacional e reforça a posição do nosso país como um produtor de vinho de referência, especialmente nos mercados externos.

A participação no Concurso Vinhos de Portugal constitui para os produtores uma plataforma para a promoção internacional, uma vez que os vinhos distinguidos com as Medalhas Grande Ouro e Ouro terão uma presença garantida em eventos internacionais de renome, ainda este ano.

Na edição de 2023 do Concurso Vinhos de Portugal estiveram a concurso 1.385 referências de vinho, sendo que o Grande Júri premiou 423 vencedores, entre os quais 35 medalhas na categoria de Grande Ouro, 101 de Ouro e 280 de Prata.