O Touta, nome do restaurante recentemente inaugurado pela chef Libanesa Cynthia em Lisboa, pratica uma cozinha que faz questão de afirmar como sendo “Libanesa livre”, trazendo para a capital portuguesa os sabores tradicionais do Líbano, numa abordagem mais moderna e sofisticada

O espaço é simples e despretensioso, proporcionando não apenas uma saborosa e saudável cozinha, que valoriza o uso do azeite e das ervas aromáticas, mas também a oportunidade de provar alguns cocktails e vinhos libaneses.

A chef, que deixou Beirute, onde administrava uma empresa de catering, e escolheu Portugal por ser um país mais seguro, trouxe consigo a sua expertise e paixão pela culinária Libanesa. Com uma personalidade regrada e observadora, mantém a cozinha e sala com uma funcionalidade eficaz. Cynthia ou Touta, alcunha de criança que emprestou ao restaurante, lança sempre mãos ao desafio de fazer tudo de raiz, de forma artesanal.

Com formação pelo Paul Bocuse Institute em Lyon, e 22 anos de carreira internacional, Cynthia é uma chef experiente e apaixonada pela herança cultural gastronómica do seu país. Ao mesmo tempo, assume-se aberta a aprender sobre a sua nova casa em Portugal, embarcando numa empolgante jornada de descoberta pelos melhores produtos locais e pela inovação, sempre com o objetivo de integrar novos ingredientes na sua cozinha… livre

No menu do Toutam encontramos pratos como Soufflé araq; Mloukhieh, pregado com molho; Kafta, atum e ervas frescas; batata harra; salatet raheb. Estes pratos foram harmonizados com um vinho branco libanês, o  grande reserve Ixsir, com muita fruta e volume de boca que complementa os diversos sabores.

Touta, uma experiência gastronómica em que a tradição se encontra com a inovação e os sabores contam histórias com emoção.

Rua Domingos Sequeira 38,
1350-122 Lisboa, Portugal

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva