A Global Wines anuncia mais uma contratação estratégica para o grupo vitivinícola português com a entrada de Paulo Prior para dirigir a equipa de enologia. Com uma experiência de mais de 23 anos no setor, Paulo Prior dedicou à Sogrape Vinhos grande parte da sua carreira profissional

Paulo Prior aceitou agora o desafio de se juntar à Global Wines para dirigir a produção de vinhos da empresa que é líder do Dão, com o objetivo de contribuir para o crescimento e consolidação da estratégia definida ao nível da qualidade e posicionamento das marcas que a empresa tem no mercado.

“O desafio que aceitei e o meu comprometimento perante a Global Wines vai no sentido de respeitar, em cada vinho, as diferentes características das três regiões onde atuamos e adequar as melhores práticas enológicas aos vinhos que estamos a produzir no Dão, na Bairrada e no Alentejo. Só assim, o consumidor poderá desfrutar e sentir o verdadeiro terroir que dá chão aos vinhos e às marcas que oferecemos.”, afirma Paulo Prior, diretor de enologia, em funções desde meados de janeiro.

A entrada de Paulo Prior para a empresa encerra um ciclo de renovação da Global Wines, que se iniciou, em 2022, com a contratação de Manuel Pinheiro, antigo presidente da CVR dos Vinhos Verdes e atual CEO do grupo, e, mais recentemente, de Nuno Abreu, diretor comercial e marketing, que transitou de uma das principais casas de vinhos do Porto, onde teve ainda um importante contributo na afirmação dos vinhos DOC Douro.

 “Durante o primeiro semestre de 2024, será apresentado o plano estratégico deste grupo multi-região, que passa, essencialmente, pelo reforço das marcas de quinta, nomeadamente Casa de Santar e Paço dos Cunhas, no Dão, Quinta do Encontro, na Bairrada, e Herdade Monte da Cal, no Alentejo, sempre procurando afirmar as características únicas de cada região e de cada vinha.”, adianta Manuel Pinheiro, CEO da Global Wines.

Fundada no Dão em 1990, a Global Wines é uma empresa produtora de vinhos, 100% portuguesa e reconhecida pelos principais críticos mundiais, que está presente em mais de 40 países nos cinco continentes. Tem também vinhas nas regiões da Bairrada e do Alentejo e um portfólio que inclui ainda os Vinhos Verdes e o Douro, constituído por mais de 150 referências vínicas. Adicionalmente, o grupo detém duas empresas no Brasil, que se dedicam à produção e distribuição de vinhos.

As marcas de maior relevo são Cabriz, líder do Dão e a mais vendida em todo o mundo da região; Casa de Santar, incontornável na produção de vinhos em Portugal e onde se encontra a célebre Vinha dos Amores de onde provêm vinhos e espumantes distinguidos pela crítica como os melhores em Portugal; e Paço dos Cunhas, cuja Vinha do Contador produz um dos vinhos portugueses de maior referência. No interior alentejano, a Herdade do Monte da Cal e na Bairrada, a Quinta do Encontro, produzem vinhos que espelham o solo, clima e castas de cada uma destas regiões.

Integram este grupo vitivinícola cinco espaços de enoturismo, estando disponíveis para visita duas adegas, Casa de Santar e Quinta do Encontro, e três restaurantes, Quinta de Cabriz, em Carregal do Sal, Paço dos Cunhas, em Nelas, e Quinta do Encontro, na Anadia.