Numa colaboração entre a Associação dos Escanções de Portugal e a Casa Relvas nasce o “Casa Relvas Sommelier Edition” branco e tinto, vinhos criados em conjunto pelas duas entidades, que acabam de chegar ao mercado com a sua primeira edição

A idealização destes vinhos surge no contexto de uma visita dos Escanções de Portugal à Casa Relvas, em agosto de 2023, e na qual, após uma prova de várias castas e blends, houve um consenso geral em relação à sua composição e elaboração. Da ideia à prática foram apenas precisos alguns meses para que fosse possível provar o resultado desta iniciativa do produtor alentejano e desta associação cultural, de âmbito nacional, que agrupa os profissionais do serviço de vinhos e outras bebidas em estabelecimentos hoteleiros e similares.

Estes vinhos agora apresentados vêm celebrar a parceria entre ambas as partes, mas, sobretudo, contribuir para a formação técnica e para a aquisição de conhecimento por parte dos escanções portugueses. Para este efeito, por cada garrafa vendida, a Casa Relvas contribui com um valor simbólico de 50 cêntimos, doados à área de formação da Associação dos Escanções de Portugal.

“A Casa Relvas, tal como acho que todos os produtores, sobretudo os que produzem para o canal horeca, reconhece e valoriza muito o papel do escanção e, por isso, no final daquela visita em que recebemos aqui na adega os Escanções de Portugal, e em que houve logo um grande entendimento a nível enológico, rapidamente surgiu a ideia de fazermos vinhos em conjunto. Para nós é gratificante poder contribuir para a Associação, bem como é um prazer realizar mais uma parceria, o que fazemos em situações especiais que vão surgindo ao longo do tempo, como com outros amigos da Casa Relvas. São sempre vinhos em edições especiais e limitadas, que de alguma forma celebram pessoas e momentos que marcam a história da Casa Relvas.”, explica Alexandre Relvas, CEO da Casa Relvas.

O resultado desta parceria traduz-se num vinho, tanto branco como tinto, de grande qualidade, com particularidades no aroma e no palato, com evolução e com um perfil próprio e um final persistente. O objetivo é que sejam vinhos bem apreciados pelo consumidor, e que proporcionem bons momentos de degustação.

O “Casa Relvas Sommelier Edition 2022” branco reflete uma das colheitas mais desafiantes na Casa Relvas, a de 2022, com um inverno frio e muito seco, uma primavera chuvosa com uma pressão média de míldio, o que permitiu que as vinhas estivessem muito confortáveis em relação às necessidades hídricas durante o início da estação vegetativa. Mas o verão foi de temperaturas bastante elevadas, sem chuva de maio a setembro, e os dias mais quentes trouxeram uma pressão elevada de cicadella, e algumas queimaduras solares difíceis de gerir em algumas vinhas nas zonas mais quentes da região. Com uma maturação foi bastante lenta, a vindima foi muito concentrada.

De cor amarelo citrino com laivos dourados, este vinho composto pelas castas Arinto e Antão Vaz, de grande complexidade aromática, que sugere frutos secos e notas de mel, tem, no paladar, um ataque fresco, fina acidez e um corpo acentuado, sendo um vinho bastante mineral e harmonioso, de final longo. Engarrafado (10.000 garrafas de 0,75l) após 50% do vinho ter estagiado em barricas usadas de carvalho francês, o “Casa Relvas Sommelier Edition” branco está pronto para acompanhar carnes brancas, peixes temperados, bacalhau e frutos do mar.

O “Casa Relvas Sommelier Edition 2021” tinto é resultado de um ano também desafiante, mas com condições bem diferentes, destacando-se um verão com temperaturas bastante amenas. Desta vindima, a escolha da Casa Relvas e da Associação dos Escanções de Portugal foi para Touriga Franca, Alicante Bouschet e Touriga Nacional, castas que compõem este tinto de cor rubi com reflexos violetas, do qual 50% teve estágio de seis meses em tonel. De aroma complexo de frutos vermelhos maduros, flores brancas e especiarias, bem integrados com notas de baunilha, no palato este é um vinho redondo, rico e volumoso, com uma acidez equilibrada e taninos finos, de final longo e complexo. Com estas características, a sugestão é de harmonização com pratos de conforto, como caça, carnes vermelhas e guisados.

Do “Casa Relvas Sommelier Edition 2021” tinto foram produzidas 20.000 garrafas de 0,75l, já no mercado por 15€, o mesmo valor do “Casa Relvas Sommelier Edition” branco. O vinho tinto resultante desta parceria está também disponível em garrafas de 1,5l (500 unidades), com um PVPR de 30€, à venda em garrafeiras, lojas da especialidade e restaurantes por todo o país.