No terroir de Arraiolos, a Touriga Franca cresce e adapta-se para oferecer vinhos com características superiores, estando desde 2012 que a Ravasqueira a produzir este monocasta, lançando agora o Touriga Franca 2019

Numa filosofia que alia a procura de excelência à inovação e ao modelo de agricultura de precisão, a equipa de enologia da Ravasqueira tem feito, ao longo da última década, um cuidado e rigoroso trabalho de seleção e apuramento das castas que apresentam melhor adaptação ao característico e diferenciado terroir alentejano de Arraiolos. Acompanhando a vindima a par e passo e analisando os bagos selecionados, a Ravasqueira tem encontrado na portuguesa Touriga Franca um exemplo de consistência e qualidade ímpares. Plantada em duas áreas diferentes da herdade, em terrenos predominantemente franco-arenosos, com alguma influência rochosa, esta casta destaca-se de tal forma que, desde 2012, a equipa de enologia e viticultura a escolhe para um dos seus vinhos monocasta mais excecionais, o Ravasqueira Touriga Franca.

É, agora, chegada a hora de provar o Ravasqueira Touriga Franca 2019 (€15), um vinho com 18 meses em barricas novas de Carvalho Francês. Apresenta “uma cor opaca, muito escura, onde não se vê o outro lado do copo e um nariz com frescura, notas de frutos pretos, giesta e azeitona preta. Na boca, apresenta-se ao início fechado, mas mantém a elegância, com taninos picantes e crescentes, um ataque e volume longo, mostrando a sua intensidade depois de algum tempo no copo”, refere David Baverstock, Chief Winemaker da Ravasqueira, que sublinha a qualidade superior do Touriga Franca da Ravasqueira, “um exemplo claro de que uma única casta pode ser tão rica e elegante quanto um blend”.

Pela sua estrutura, o monocasta Ravasqueira Touriga Franca tem demonstrado, ano após ano, um excelente potencial de guarda. Por isso, sendo um vinho ideal para acompanhar a boa culinária e o convívio demorado à mesa, pode ser igualmente adquirido a pensar na cave – e naqueles momentos futuros, de degustação, que permitirão descobrir a complexidade e a singularidade de uma casta portuguesa tão especial. Um vinho especial para abrir com chave de ouro o novo ano de 2024 – e os que se seguem!