Beato é a primeira localização da nova padaria com inspiração barroca que apresenta uma grande variedade de produtos artesanais imperdíveis, feitos todos os dias, realçando em particular os diversos tipos de bom pão, de raro equilíbrio, qualidade e sabor

Houve uma época em que as padarias eram o coração das comunidades, onde as pessoas se reuniam diariamente para saborear pães acabados de cozer, ficar a par das últimas notícias e onde a “boa comida” era acessível a todos. Com o espírito renascentista e a vontade de trazer essa mesma atmosfera, nasce a padaria Lully 1661 que, na verdade, é muito mais do que apenas uma padaria.

Com o nome inspirado no compositor, músico e dançarino Jean-Baptiste Lully, que dominou o estilo musical barroco francês, o mais recente projeto criado no bairro do Beato, em Lisboa, tem como particularidade o forno do pão, que se revela o coração do espaço e distingue a qualidade como regra absoluta.

O conceito artesanal que integra e lidera a identidade da Lully 1661 alia-se a técnicas avançadas para garantir a qualidade e a autenticidade de uma gama repleta de produtos simples e essenciais, entre eles os vários tipos de pães, sandes compostas (umas que recorrem a combinações tradicionais, outras com abordagens inéditas), croissants, bolos, doces, café e muito mais.

Os pães da Lully 1661 são feitos de acordo com as receitas tradicionais francesas, utilizando massa natural e sal cinzento não refinado. A massa é trabalhada delicadamente e passa por um longo processo de fermentação, que permite o desenvolvimento dos sabores e texturas. O trigo biológico que a padaria utiliza é moído na pedra (como manda a tradição), e várias das farinhas utilizadas são importadas diretamente da região de Mâconnais, em França, duas vezes por mês.

O processo de cozedura é objeto de uma atenção meticulosa, que permite obter o equilíbrio perfeito entre uma crosta estaladiça e um miolo macio.

Algumas das receitas são elaboradas com massa fermentada (levedura) 100% biológica, nomeadamente, os pães e a chamada viennoiserie (ou seja, os brioches, croissants e toda a panóplia de massas doces ou com ingredientes acrescentados que, habitualmente, se atribuem ao imaginário do típico pequeno-almoço francês). A Lully 1661 propõe, todos os dias, uma grande variedade de pães – cada um com a sua personalidade e o seu nome, como “La Flute” para a tradicional baguete longa com 1 metro de comprimento ou o Paillard, um pão de 4.5kg que os fundadores da padaria assim batizaram por essa ser a alcunha que Molière (o “Shakespeare Francês”, como alguns lhe chamam) deu ao seu amigo Jean-Baptiste Lully. Ao longo do dia, a Lully 1661 faz várias fornadas de pães e bolos de requinte, para garantir a frescura destas maravilhas que prometem acrescentar joie de vivre a quem passar pela boutique.

“Poucas coisas são tão aconchegantes quanto um pão recém-saído do forno, com a crocância e a maciez perfeitas. É exatamente esta sensação que queremos proporcionar aos nossos clientes.

Não queremos ser apenas mais uma padaria artesanal da moda ou instagramável. Queremos ser a padaria do bairro que tem boa comida, com oferta para todos. Por isso, assumimos um compromisso absoluto com a qualidade, sobretudo aqui, em Portugal, onde bem sabemos que o pão é um produto querido dos locais. Estamos confiantes de que, quem se atrever a provar os nossos produtos, voltará a visitar-nos muitas vezes”, comenta Alain Savouré, CEO da Lully 1661.

A loja Lully 1661
Rua do Grilo, nº12,
1950-109 Lisboa
Aberta
Terça a sexta – das 08h00 às 15h00
Sábado – 09h00 às 17h00
Domingo e segunda – descanso semanal.

Mário Rodrigues