O novo menu Local Stars está a cargo do chef Óscar Geadas, que celebra a castanha como produto-estrela e os sabores da região Norte em janeiro e fevereiro, no menu exclusivo a bordo da Classe Executiva da TAP Air Portugal

Esta iniciativa, resultado da parceria entre a empresa The Art of Tasting Portugal e a TAP Air Portugal, cujo objetivo passa por celebrar, promover e valorizar Portugal, as diferentes regiões e produtos icónicos através da gastronomia, celebra a chegada de 2024 com um novo menu da Classe Executiva dos voos de longo curso da companhia aérea nacional, durante janeiro e fevereiro, criado pelo chef Óscar Geadas, que garante uma viagem pelos sabores e os castanheiros da região Norte.

Os primeiros dois meses do ano do projeto Local Stars, que resulta da parceria entre a companhia aérea nacional e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), iniciam-se com as típicas castanhas como produto-estrela nestes meses mais frios do ano. A escolha deste produto embaixador teve em consideração a qualidade dos ingredientes locais e sazonais da região Norte, mas igualmente a forte presença e importância deste ingrediente em todo o país e nas tradições nacionais.

Este novo menu exclusivo a bordo da companhia área nacional durante os meses de janeiro e fevereiro foi desenvolvido pelo chef Óscar Geadas, chef executivo do restaurante G Pousada (1*), em Bragança, conhecido pela cozinha de essência transmontana e matriz contemporânea. O chef brigantino elegeu a castanha como produto-estrela desta região – e estação – e dá, agora, a provar aos passageiros da Classe Executiva dos voos de longo curso da companhia aérea, pratos que evidenciam a diversidade e alta qualidade dos produtos deste território de montanha.

“Estou muito feliz de integrar o projeto Local Stars, apresentando este menu e a proposta de uma experiência turística disponível no site The Art of Tasting Portugal. O produto escolhido tem uma presença forte na nossa identidade gastronómica, não só nesta zona como um pouco por todo o país, pelo que fazia todo o sentido elegê-las enquanto ingrediente embaixador da nossa história e portugalidade. Espero que este menu a bordo sirva como convite para me acompanharem, assim que aterrarem, numa visita memorável e personalizada nesta região”, explica o chef Óscar Geadas.

Óscar Geadas cresceu em plena convivência com o ambiente de restaurante – o Geadas -, em Bragança, propriedade dos seus pais. A qualidade e o respeito pelos ingredientes são as bases que os seus pais sempre usaram na sua cozinha e que o chef assume como filosofia de trabalho. Proprietário do G Pousada, restaurante da Pousada de Bragança, e primeiro e único restaurante da região reconhecido, desde 2018, com uma estrela MICHELIN, onde a inovação é aplicada à gastronomia nortenha, o seu projeto tem atuado como catalisador na promoção turística e cultural da região, dando-lhe visibilidade e reconhecimento, a par do seu impacto enquanto proprietário de outros restaurantes na região.

“O projeto Local Stars inicia o ano de 2024 com a região interior do Norte de Portugal, e assim, damos a conhecer aos nossos clientes da Classe Executiva, nos voos de longo curso, a cozinha tradicional portuguesa pelas mãos do Chef Óscar Geadas, natural de Bragança. Inspirado nos produtos locais, de excelente qualidade, o chef desenhou um menu que faz voar a gastronomia daquela região.”, afirma Catarina Indio, Head of Inflight and Ground Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal.

As fundadoras do The Art of Tasting Portugal, Patrícia Dias e Adriana Fournier, reforçam a importância deste projeto e da valorização do Norte de Portugal, de grande riqueza gastronómica e turística: “Iniciamos 2024 com os sabores da região Norte do país, com um território e produtos que convidam a uma visita. Reforçamos a missão de apresentar Portugal através da sua diferenciação e qualidade enquanto destino gastronómico, e fortalecendo a comunidade que o representa e valoriza, do qual a equipa do The Art of Tasting Portugal muito se orgulha, enquanto apresentamos um produto turístico diferenciador e qualitativo”, refere Patrícia Dias.  Adriana Fournier acrescenta: “Queremos promover o território nacional, acrescentando valor através da comercialização de um produto turístico único: as experiências gastronómicas com os chefs como embaixadores do nosso país. Com esta parceria com a TAP Air Portugal, todas as experiências imersivas no território, a par dos menus de autor e dos conteúdos difundidos a bordo, permitem-nos promover Portugal pelo mundo”.

A par dos menus de autor disponíveis a bordo, foi também desenvolvida uma experiência The Art of Tasting Portugal especialmente para esta iniciativa, que conta com o chef Óscar Geadas como embaixador de uma viagem pelos saberes e sabores transmontanos, onde a riqueza arqueológica, a história e as delícias gastronómicas se cruzam com a profundidade da paisagem. Recebidos pelo chef autor do menu a bordo, a experiência inclui uma visita à cutelaria Navalhas Gilberto Ferreira para aprender sobre esta arte ancestral, seguida de uma visita à salsicharia tradicional Bísaro, produtora especializada em presuntos, enchidos e outros produtos de origem animal, provenientes do porco Bísaro, onde se irão selecionar vários produtos para mais tarde serem degustados durante um passeio de barco no rio Azibo, afluente do rio Sabor, ao longo de paisagens únicas. A oferta gastronómica desta experiência termina com um jantar a cargo do chef no seu restaurante G Pousada, que celebra a gastronomia sazonal, as tradições identitárias e os produtores vínicos trasmontanos, ao longo de um menu de cinco pratos harmonizado com uma cuidada seleção de vinhos da região, destacando-se a arte de bem receber tão característica dos locais.