Restaurante japonês autêntico, mas não tradicional, da essência asiática do Hoko ressaltam desde logo algumas surpresas, pois que, dos temperos às técnicas, a criatividade é uma das “sementes” na bancada de trabalho liderada pelo chef Yang Qi

HOKO – redes sociais 6

O Preguinho Japonês é, por isso, um dos frutos desse direito à diferença que se cultiva. E que os clientes agradecem. Trata-se de uma recriação do famoso prego no pão, mas com fatores bem distintivos. Que começam na combinação de texturas de um pão torrado a abraçar uma carne suculenta, com um toque de molho tonkatsu (típico da culinária do Japão, de consistência densa e de sabor adocicado e picante).

Claro que o que leva muitos clientes ao Hoko é a especialidade que a sua assinatura comercial – Sushi Bar – deixa antever, onde a qualidade é difícil de igualar. E se a frescura do peixe é prioridade indiscutível, o cuidado de execução, esse, é irrepreensível.  Cada peça de sushi é preparada com técnica e mestria, para resultar numa explosão de sabores impressionante. Das peças mais “clássicas” às mais irreverentes, amiúde com ingredientes inesperados.

Da qualidade inigualável do sushi depressa se passa para o terceiro grande argumento do Hoko: a generosa e diversificada seleção de vinhos e sakes (bebida alcoólica tradicional do Japão). Neste domínio, o catálogo disponível está pensado para complementar os aromas que são especialidade da casa. Desde os vinhos de rótulos exclusivos aos sakes premium, a rigorosa escolha foi desenhada para potenciar as melhores harmonizações no palato.

De sublinhar o nível dos cocktails tradicionais e de autor do Hoko. Área em que os bartenders do espaço fazem por elevar a experiência dos visitantes, abrindo um leque exótico que vai das criações clássicas às inovações surpreendentes.

Por fim, uma palavra para a moldura que enquadra esta mão cheia de argumentos: o design do espaço e a decoração. No Hoko, a atmosfera espelha uma fusão perfeita de elegância e autenticidade, num espaço que foi cuidadosamente projetado para refletir um ambiente asiático contemporâneo, daqueles que dão importância a cada detalhe. Desde a iluminação, passando pelas peças decorativas, que, com frequência nos fazem pousar os olhos no emblemático dragão.

Amplo (com uma capacidade para 70 pessoas no interior e 20 na esplanada), na cozinha e mesas do Hoko – Sushi Bar habitam especialidades como o tártaro de salmão com trufa, os tacos de ceviche, as ostras frescas e os cogumelos shitake com rebentos de soja, ou a okonomiyaki (panqueca frita japonesa) com ovo. Que medem forças com a barriga de atum rabilho (O-toro), o lírio hamachi, o wasabi fresco ralado na hora ou a tempura de robalo com shiso (erva aromática asiática). Já nas carnes, o Hoko costuma exibir com orgulho o seu wagyu na robata (uma espécie de churrasco), uma raça bovina japonesa com um grande nível de infiltração de gordura e um sabor muito rico. O cheesecake nipónico desconstruído com frutos vermelhos é um dos grandes trunfos nas sobremesas. E há ainda os chás: o tradicional matcha (chá verde), o genmai (arroz torrado) ou o jasmim costumam conquistar preferências. Mas pontificam, também, 50 diferentes referências de uísques japoneses, a que muitos não conseguem ficar nada indiferentes!

Restaurante Hoko
Av. Dom João II, 378 – 4715-275 Braga
Telf: 937 647 880
Mail: [email protected]