Diplomados pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), Marcos Hehn Pinto da Silva, Pedro Ribeiro, Tiago Garcia, Maria Manuel Maia e Esmeralda Vieira ficarão responsáveis pela próxima “UTAD Alumni Wine & Cheese Collection”

“A formação especializada em viticultura e enologia é uma marca distintiva da UTAD. Somos os melhores em Portugal e queremos estar entre os melhores da Europa e do Mundo neste sector”, afirmou o reitor Emídio Gomes.

A Ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, marcou presença no evento que assinalou também a inauguração da nova adega. “Este é já um evento de referência da UTAD, de encontros e reencontros. Uma plataforma de divulgação e promoção de sinergias, uma prova da valorização do conhecimento científico na área agroalimentar, bem como da qualidade da investigação e do saber-fazer de antigos estudantes. Numa região que tanto dá ao setor agrícola, numa instituição que tanto contribui para esta aliança essencial entre competitividade e sustentabilidade, a nossa missão é criar as melhores condições ao crescimento”, referiu.

O nome de Marcos Hehn Pinto da Silva, escolhido pelo enólogo Daniel Fraga Gomes, figurará no rótulo do espumante Alumni UTAD do próximo ano.  Natural do Porto, Marcos Hehn Pinto da Silva tornou-se vitivinicultor a tempo inteiro em final de 2009, produzindo espumantes DOP Távora-Varosa na propriedade de família em São Cosmado (Armamar). Por indicação de Luís Teixeira, o enólogo Pedro Ribeiro vai criar o vinho tinto. Com experiências profissionais na Austrália e em Portugal, Pedro Ribeiro é CEO e enólogo no Rocim, abrangendo as regiões do Alentejo, Lisboa, Douro e Dão. A nomeação de Patrícia Peixoto foi Tiago Garcia, que assinará o vinho branco. A trabalhar na região do Alentejo desde 2001, é atualmente enólogo da CARMIM em Reguengos de Monsaraz. Em 2024, o vinho do Porto será da autoria de Maria Manuel Maia, uma responsabilidade delegada por Carlos Alves. A enóloga representa a quarta geração da família Poças, sendo responsável pela produção vitícola e administração da Poças.

A passagem de testemunho da produção de queijos recaiu em Esmeralda Vieira, que assegurará uma gama de queijo de cabra. A produção acontecerá em Arcos de Valdevez, onde a engenheira agrícola desenvolveu um projeto que lhe tem permitido pôr em prática os conhecimentos adquiridos na UTAD e o gosto pelos caprinos de leite e pelas plantas aromáticas e medicinais.