Com pés em Lisboa e coração apontado a Trás-os-Montes, o plano do chef Vítor Adão para a época de festas passa por trazer para as mesas pratos bem carregados de memórias – as de sua casa, claro, numa pequena aldeia de Chaves, e as que construiu, entretanto, nos anos passados a cozinhar (e comer) por este país afora

Em versão de autor, no PLANO, ou com a descontração festiva que marca o Planto, com espaço ainda para um menu especial de take-away para quem não dispensa o aconchego de casa.

Um Natal Transmontano, mas não um Natal Transmontano qualquer. O que o chef Vítor Adão serve, no PLANO, onde se cozinha o ano inteiro sobre o fogo, é o Natal inspirado nas suas tradições. Mesas fartas, copos cheios e um desfile de pratos que combinam aconchego, calor, memória e afetos. Geografia sentimental que se destaca logo nos primeiros momentos, com uma Truta de Boticas marinada, a trazer a casa para mais perto, as Ostras ao natural (uma paixão pessoal) e a Cabeça de xara que já faz parte do receituário clássico do PLANO. Há Momento Português, como não podia deixar de ser, aqui servido numa versão ampliada, conjugando as raízes do chef com as da família, no passado emigrantes em França, e que continuam a temperar os natais em casa. Salmão fumado, torradas de pão brioche e terrina de foie gras partilham a mesa com o portuguesíssimo presunto, a cebola confitada, o queijo de ovelha e os pickles de Inverno – também eles mais que obrigatórios no menu do restaurante da Graça. O Bacalhau é estrela que não perde protagonismo, acompanhado de grão-de-bico biológico, couve portuguesa e as muito transmontanas rabas, seguido do Capão de Freamunde, uma já tradição do PLANO, servido com arroz de forno, grelos e batata cana-de-açúcar. Para o final, guardam-se os doces da tradição: aletria, coscorões, sonhos, rabanadas e o pão-de-ló do PLANO. O menu com pairing de vinhos tem um custo de 165 euros por pessoa e está disponível ao almoço e jantar de dias 23 e 24 e ao jantar de dia 25 de Dezembro. Também disponível nestas datas, como sempre, está a carta de cocktails criada por Kostiantyn Hutnyk, chefe de bar do Planto, para o PLANO, composta por clássicos não-tão-de-sempre e cocktails de assinatura, pensados para conduzir, no copo tal como acontece nos pratos, uma viagem pelo melhor de Portugal.

Nem só cocktails se servem no Planto, o restaurante e bar aberto pelo chef Vítor Adão no Verão de 2022 entre Santos e o Cais do Sodré, e a prova está no menu especial de Natal criado por Adão e pela equipa de cozinha liderada pelo chefe executivo Mateus Freire, para partilhar nas noites de 24 e 25 de Dezembro. Mantendo a cozinha descomplicada e centrada no bom produto e o ambiente urbano e jovial que o caracterizam, o Planto traz para as mesas um menu que conjuga tradição e descontração. Com entradas várias para dar início às festas (incluindo os inesquecíveis rissóis de berbigão trazidos do PLANO), um Creme de santola e cogumelos, Bacalhau à Assis, Cabrito assado com batata e grelos e Rabanadas e Aletria para o fim, mais português era difícil. O menu tem um preço de 100 euros por pessoa, incluindo a harmonização de vinhos.

Para quem procura uma solução para os habituais jantares de amigos que acontecem por esta época, mantêm-se em vigor os menus de grupo do Planto (com preços dos 30 aos 40 euros, sem bebidas, e suplemento de bebidas disponível por 20 euros por pessoa), disponíveis ao longo de todo o ano (excepto dias 24, 25 e 31 de Dezembro).

Arrumadas as prendas e feitas as despedidas do Pai Natal, é tempo de brindar ao novo ano com novas festas. Para o PLANO, o chef Vítor Adão desenhou um menu de 9 momentos onde clássicos da casa se encontram com propostas exclusivas. Vieiras, salmonete, lagostim, caviar, robalo e pombo são alguns dos ingredientes com que se escreve a noite de 31 de Dezembro, não faltando, claro, os produtos de época, como os cogumelos, os medronhos, o fumeiro, ou a batata, o produto mais querido do chef transmontano. Com passas e champanhe a marcar o final, o menu de Réveillon do PLANO custa 215 euros por pessoa, com harmonização de vinhos a cargo do chefe de sala e escanção Pedro Caldas já incluída no valor.

 Da época, também, são a maior parte dos ingredientes que compõem o menu de Fim de Ano do Planto – cujo nome remete, precisamente, para a atenção ao produto. Brássicas, cheróvia e cogumelos são alguns dos nomes desta estação fria que brilham na noite de 31, fazendo-se acompanhar de proteínas como o carabineiro, o polvo, o cherne ou a Barrosã. A pavlova de frutos vermelhos e a mousse de chocolate bio são o último momento antes das passas e champanhe que encerram o jantar (150 euros por pessoa, com harmonização de vinhos) e o ano. Mas não a noite. Aberto e a todo o vapor estará, como de costume, o bar, com cocktails prontos a voar das mãos do chefe de bar Kostiantyn Hutnyk para animar a festa, incluindo o famoso Bloody Mary, considerado por muitos o melhor da cidade. Estamos só a dizer…

Já para quem prefere fazer a festa em casa mas sem tachos à mistura, regressa também uma versão especial de Festas do Plano C, o menu de take-away e delivery criado pelo PLANO e que volta a estar disponível para encomendas de Natal (até 23/12) e Passagem de Ano (até 29/12). Prontos a ir para casa e temperar as festas sem confusões nem complicações, há Bacalhau das ilhas Faroé, Polvo frito com arroz do mesmo, Cabrito assado, Capão de Freamunde, Peru e vários doces de natal, das rabanadas ao nosso pão-de-ló.

Todos os menus de festas se encontram já disponíveis para reserva pelos contactos abaixo:
PLANO & Plano C
Reservas
Telf: +351 933 404 461
Mail: [email protected]
www.planorestaurante.com/reservar

Planto
Reservas
Telf: +351 938 381 922
Mail: [email protected]
welcometoplanto.com/reservas