É um Superior Tinto, monocasta, o mais recente vinho produzido pela Adega do Montado, em Serpa e que agora chega ao mercado, embora já tenha sido premiado internacionalmente.

Este Monte das Bagas de Ouro – Alicante Bouschet de 2019 foi apresentado tendo como embaixadores da marca (Nuno Delgado e Carla Matadinho), num um jantar realizado no Restaurante Páteo Velho, na Ordem dos Médicos, em Lisboa.

Com a assinatura do enólogo Nelson Rolo, o vinho foi desenhado a pensar na essência da sofisticação: “A partir da grandiosa casta Alicante Bouschet, proveniente de um pequeno talhão, selecionámos as melhores uvas, os melhores cachos, vindimados de madrugada, à mão”.

Depois, já em adega, o processo continuou a ser trabalhado com toda a harmonia, rigor e muita paixão.

Nelson Rolo explicou também como se desenrolou todo este processo: “A Fermentação decorreu em pequenos lagares, e o estágio deste lote realizou-se em barricas novas de carvalho francês.”

Por tudo isto o enólogo não tem dúvidas ao afirmar que o Superior Tinto Monte das Bagas de Ouro “resulta num lote Superior, opulento, com muita elegância e equilíbrio!”

Com a mesma opinião o administrador da empresa, o médico Carlos Santos, que desde muito jovem desenvolveu uma paixão pelo mundo dos vinhos, considerou que “este Superior revela um sabor rico e complexo. A casta é uma das minhas preferidas e a decisão de a plantar no nosso Monte, em Serpa, resultou neste vinho encorpado, com taninos macios e aveludados que conferem estrutura e elegância, tornando-o bastante versátil para acompanhar com diferentes pratos”.

Carlos Santos não deixa de realçar o trabalho desenvolvido tanto na vinha como em adega por Nelson Rolo e também pelo enólogo residente Paulo Maurício, para resultar “num Superior complexo, mas refinado que, espero, seja para todos uma experiência gustativa notável!”.

Este Alicante Bouschet é agora apreciado jovem, mas pode envelhecer com graciosidade, desenvolvendo complexidade e refinamento ao longo do tempo.

Tem uma grande intensidade aromática, envolve-nos num turbilhão de sensações únicas, onde os frutos do bosque reagem com uma nota de menta marcante. Na boca sentimos volume, estrutura, mas tudo na proporção correta, perfeita.

A Adega do Montado nasceu da paixão do sócio administrador pela viticultura e pelo respeito pela natureza. A vinha foi plantada em 2015 e a vinificação iniciou-se em 2019.

A Adega é um exemplo de como a tradição e a inovação se podem unir para criar vinhos de qualidade.

Vinhos que são uma celebração da tradição vinícola do Alentejo e do compromisso com a produção sustentável, respeitando a biodiversidade e a paisagem local. O uso de pesticidas e herbicidas é reduzido ao mínimo e o solo é cuidadosamente mantido para garantir a saúde das videiras.

A adega foi projetada para minimizar o impacto ambiental, utilizando tecnologias modernas e eficientes, como a reciclagem de água e energia renovável. Há também aqui um forte compromisso com a sustentabilidade, que se traduz em vinhos que refletem a integração harmoniosa com a natureza e o respeito pelo ambiente local.