A Casa de Santa Vitória e a XVINUS, empresas participadas do grupo Vila Galé, acabam de lançar novos vinhos, topo de gama, o Santa Vitória Syrah 2021, do Alentejo, e o Val Moreira Vinha D’Arte 2018, do Douro.

Produzido a partir de uma parcela de vinha com 20 anos, o Santa Vitória Syrah 2021 esteve quatro dias em maceração a frio, seguindo-se a fermentação alcoólica durante nove dias. Estagiou em barricas de carvalho francês de 2º e 3º ano durante 14 meses. É um vinho que resulta da seleção das cinco melhores barricas de Syrah de 2021. E foi engarrafado a 7 de junho de 2023, pertencendo a uma edição limitada de 1.444 garrafas, da autoria dos enólogos de Santa Vitória, Marta Maia e Bernardo Cabral.

Os vinhos da marca Casa de Santa Vitória, iniciada em 2002, são produzidos nas herdades com um total de 1.620 hectares que o grupo detém perto de Beja e onde existem três unidades Vila Galé – Alentejo Vineyards, Nep Kids e o agroturismo Collection Monte do Vilar. E conta com as gamas Versátil, Seleção, Reserva, Grande Reserva, Inevitável e ainda Monte do Vilar.

Já o Val Moreira Vinha D’Arte 2018 tem origem nos socalcos durienses e resulta de um field blend composto por mais de 20 castas. De acordo com o enólogo de Val Moreira, Ricardo Gomes, estagiou 18 meses em barricas de 500 litros de carvalho francês, seguindo-se um estágio de 36 meses em garrafa. Trata-se também de uma edição limitada, que pretende homenagear os vinhos clássicos da região demarcada do Douro.

Em 2018, começaram a ser produzidos os vinhos Val Moreira, na Quinta do Val Moreira, em Armamar, em pleno Douro Vinhateiro. Esta marca conta com as gamas Colheita, Reserva e Altitude e agora o Vinha d`Arte e ainda os vinhos do Porto Ruby Tawny Reserva, Tawny 10 anos, Tawny 20 anos e um branco Extra Dry.

Os novos vinhos, tal como as restantes referências de ambas as marcas, podem ser adquiridos nas respetivas lojas online de Santa Vitória e Val Moreira. E também em qualquer hotel Vila Galé e lojas selecionadas.

As novidades foram apresentadas recentemente num evento no hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa, no qual foi também divulgada a nova vinícola do grupo dedicada aos vinhos verdes: Paço do Curutelo, cujo primeiro vinho será lançado a 25 de abril de 2024, a que se seguirá oportunamente um Reserva.

Em Viana do Castelo, perto de Ponte de Lima, a Vila Galé está a reconstruir (castelo de 1126) o Paço do Curutelo, investindo num projeto de enoturismo e produção de vinhos verdes. O Vila Galé Collection Paço do Curutelo será um hotel que para além dos quartos, terá piscinas exteriores para adultos e crianças, spa, salão de eventos para casamentos e reuniões, bar, dois restaurantes, biblioteca e um espaço museológico dedicado à história do local, além de adega e vinha.