Depois de uma pausa de quase um ano, o restaurante Toca da Formiga, em Ermesinde, reabriu portas para comemorar os seus 40 anos, com os clássicos como o arroz de costelinhas em vinha de alhos, ou o arroz de polvo, pratos fixos que integram uma ementa que muda diariamente, em função dos produtos de época disponíveis

Ermesinde mantém a sua posição no mapa gastronómico nacional com a reabertura do restaurante Toca da Formiga, um espaço de referência para todos os amantes da boa gastronomia portuguesa. A celebrar 40 anos de existência, e após uma pausa que durou quase um ano, a Toca da Formiga reabre mais acolhedora, com menos mesas onde se pretende ter um serviço ainda mais personalizado, e a servir os melhores pratos da cozinha nortenha, onde se destaca o arroz de costelinhas em vinha de alhos ou o arroz de polvo. A ementa, mantém-se igual, ou seja, muda todos os dias, em função dos ingredientes frescos que Arnaldo Azevedo encontra no mercado pela manhã. Esta tem sido desde sempre a essência deste espaço, uma genuína cozinha de mercado.

São quatro décadas de um projeto familiar que nasceu das mãos de Arnaldo Azevedo, cozinheiro de mão cheia e pai de um dos chefs mais talentosos da sua geração, com quem partilha o nome. Arnaldo Azevedo filho, deu os primeiros passos na cozinha no restaurante dos pais e é hoje o responsável pelos dois espaços de restauração do Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, o Flor de Lis e o Vila Foz, este último, distinguido com 1*Michelin.

“É com enorme felicidade que voltamos a abrir as portas do Toca da Formiga, um espaço que é muito querido para toda a nossa família. Dois anos após a sua abertura, precisamente no mesmo dia, nasceu o nosso filho Arnaldo, que viria a descobrir aqui a sua paixão pela cozinha”, refere Arnaldo Azevedo, proprietário do Toca da Formiga. “Por tudo isto, este é um espaço que nos traz tanta felicidade e onde queremos continuar a trabalhar e a proporcionar boas memórias, repletas de sabor aos nossos clientes. Nesta reabertura continuamos com alguns pratos clássicos, como o arroz de costelinhas em vinha de alhos, que já faço há mais de 35 anos, e mantemos a nossa cozinha de mercado, responsável pela nossa ementa diária e que se baseia na escolha dos pratos do dia, tendo em conta o melhor que o mercado tem para nos oferecer no momento”, acrescenta.

Assim, dependendo da estação do ano, é possível degustar um irrepreensível arroz de peixe, que pode ser de robalo ou de garoupa, arroz de polvo, as irresistíveis bochechas de porco preto em vinho tinto, o naco de boi com queijo da Serra, ou o lombo de boi na frigideira. Nos doces, o tradicional pudim Abade de Priscos, doce da casa e mousse de chocolate, fazem parte das opções.

O restaurante Toca da Formiga abre de quarta a sexta-feira ao almoço, das 12h00 às 15h00. É possível fazer reservas para grupos fora deste horário, através do contacto: 22 974 7485.