Quinta Vale D. Maria lança o Very Old White Porto Colheita 1940, uma edição muito limitada de um Porto branco raro envelhecido para saborear em momentos muito especiais.

É um Vinho do Porto branco muito antigo, algo raro na região, cujos tons evoluem para algo semelhante ao que poderia ser um Tawny. Mas neste vinho, as uvas brancas trazem uma nuance diferente, uma frescura muito particular. Os aromas trazem à memória casca de frutas cítricas e mel, com notas suculentas de frutas secas e caramelizadas, culminando num final longo e persistente.

Este extraordinário Vinho do Porto envelheceu em cascos de castanho por mais de 80 anos, até à data do seu engarrafamento. Estes cascos foram mantidos nas condições ideais para um longo envelhecimento, com temperaturas frescas e pouca luz. O Vale D. Maria Very Old White Porto Colheita 1940 amadureceu lentamente, desenvolvendo um aroma muito elegante, concentrado e sublime. Tornou-se intensamente rico e fresco, com grande persistência e riqueza de aromas e sabores. Um vinho que passou por várias gerações e culminou num Porto único e de alta qualidade que permanecerá na sua memória como o superlativo do portefólio da marca Quinta Vale D. Maria.

Este Vinho do Porto foi apresentado a clientes e jornalistas do mercado nacional, no dia 23 de outubro, num evento exclusivo na Casa de Fiães de Santo Inácio, em Avintes. O evento de lançamento contou com provas verticais dos vinhos da Coleção de Vinhas e Portos Quinta Vale D. Maria com harmonizações especiais desenhadas pelo chef Vitor Adão (do restaurante Plano), culminando com a apresentação do novo vinho da marca por António Guedes (Co-CEO da Aveleda) e Diogo Campilho (Diretor de Enologia da Aveleda).

Foram produzidas 338 garrafas deste Vale D. Maria Very Old White Porto Colheita 1940 disponíveis no mercado nacional e internacional, apenas para um conjunto limitado de clientes. No mercado nacional, o preço de venda recomendado ao público é de 640€ por cada garrafa.

Os vinhos Quinta Vale D. Maria refletem o caráter único do Douro, preservando a identidade das vinhas, com grande diversidade de castas, orientações solares e idades. O respeito pela origem é preservado através de uma viticultura sustentável, com respeito pelo terroir em que se insere. O denominador comum ao portefólio da marca Quinta Vale D. Maria, que integra vinhos DOC Douro e vinhos do Porto é o cuidado e o detalhe com que são criados. Vinhos únicos, que contam uma história.

Pelas palavras de Martim Guedes, Co-CEO da Aveleda – “Desde 1870 que a Aveleda tem o seu coração na região dos Vinhos Verdes, mas sempre teve uma vontade de ir mais longe, e o Douro foi sempre visto como uma região natural de expansão. Desde os anos 90 que fazemos vinhos no Douro, e foi sempre um sonho da família Guedes ter aí uma Quinta para produzir vinhos de grande qualidade. Não podia por isso ser uma Quinta qualquer, tinha de ser especial.

Temos hoje um projeto consolidado, que pensamos que representa o melhor do Douro. Procuramos conjugar tradição e inovação, construir o futuro, respeitando o passado e as origens. Honrar a região, a Quinta, a sua História, os seus fundadores, mas procurando ir mais além, pensado sempre em grandes vinhos, capazes de dar o máximo prazer a quem os prova. Procuramos partilhar a nossa história, a história da Quinta, a magia do Douro. Esperando que mais pessoas possam viver o Douro, como nós o vivemos”.

Vale D. Maria Very Old White Colheita Porto 1940 de 0,75 cl tem o PVPR de 640,00€.