Acabou de abrir no coração de Santos, no número 31 da Calçada Ribeiro Santos, o Black Trumpet, um restaurante com um menu totalmente dedicado aos cogumelos, um conceito terra-a-terra, que abre uma porta para o fascinante mundo deste tesouro gastronómico que brota da terra, junto aos pés das árvores e em zonas húmidas.

Cientificamente conhecido como Craterellus Cornucopioides, o cogumelo Trompeta Negra, que dá nome ao Restaurante e é reconhecido pelo seu sabor distinto e nutrientes ricos, está simbolicamente ligado ao chifre da abundância e representa a riqueza e nutrição, nascido de um antigo conto da Grécia antiga.

O Black Trumpet funciona como um espaço vibrante de inovação culinária, onde se preparam e combinam diferentes variedades de cogumelos sazonais de Portugal e se fazem workshops que proporcionam uma nova forma de saborear e experimentar este precioso fungo, um verdadeiro elixir de saúde pelas suas propriedades nutricionais, sabores e texturas.

O Black Trumpet utiliza a arte culinária e a alquimia dos cocktails para dar a conhecer o mundo dos cogumelos, colaborando com vários especialistas locais em cultivo de cogumelos como Natan da NAM Mushroom Urban farm, que proporcionam uma vasta variedade de cogumelos sazonais, que vão desde a Trompeta Negra, Cogumelo Couve-flor, Pé de Carneiro, Juba de Leão, Shiitake, Enoki, Portobello, Chanterell, Porcini entre muitos outros para criar uma experiência gastronómica que seja tão surpreendente quanto autêntica.

Os cogumelos assumem um papel central na experimentação de uma comida verdadeira, preparada com ingredientes nutritivos e saudáveis, promovendo o sentimento enraizamento sob o lema “terra-a-terra”. Um lema que resume não só o enfoque gastronómico, mas também o ambiente e caráter do restaurante – criado para ser um espaço descomplicado, ideal para refeições a qualquer hora.

A filosofia do Black Trumpet gira em torno da convicção de que uma vida saudável começa com o que se consome, e como se consome. Para além de defender uma carta autêntica, com pratos confecionados a partir de ingredientes genuínos e de origem local, o Black Trumpet é também um ponto de encontro descontraído, mas animado, combinando uma mixologia inovadora com uma surpreendente alquimia sonora de ritmos soul e funk dos anos 70, num interior acolhedor e sofisticado em tons terra.

Calçada Ribeiro Santos 31, 1200-78
Telf: +351 915 059 586 | +351 915 059 586
Email: [email protected]
Website: www.blacktrumpet.pt
Instagram: @blacktrumpetlisboa