Os pratos estufados, os cogumelos, o espadarte e o cabrito com arroz de forno, servido ao domingo, são os destaques desta temporada no restaurante Oitto, em Lisboa, além de um novo Menu de Degustação que permite uma experiência completa.

Aproveitando a mudança de estação, o Chef Carlos Afonso, à frente da cozinha do Oitto, situado no Largo do Picadeiro, em pleno Chiado, fez ligeiras alteração na carta, que muda consoante a temporada e a disponibilidade sazonal dos produtos e matérias-primas. Já com as cores de outono lá fora, o Chef Carlos preparou uma série de novos pratos que aconchegam por dentro e aliou-os a um Menu de Degustação para que os clientes se possam deliciar numa experiência que começa no amuse bouche até à sobremesa, composta pelos pratos que mais se equilibram em termos de sabor.

As novidades são Bife de Espadarte levemente corado com cebolada e esmagada de batata, um prato de inspiração Açoreana, onde tanto a escolha do peixe como a utilização de algas fazem uma homenagem à dieta das ilhas. Ainda nos peixes destaque para o Arroz malandrinho de camarão à portuguesa, um clássico que dispensa apresentações, sendo um prato típico um pouco por todo o país. 

Nas carnes há Presa e porco ibérico, com migas e molho holandês, num corte cuidadosamente selecionado e com migas de inspiração alentejana, num regresso às origens do do Chef Carlos e ainda Terrina de Bochecha de vaca velha estufada 4 horas em vinho do Porto, com puré de cogumelos grelhados e molho trufado, outro prato de inspiração alentejana que reforça as famosas “burras” (nome dado às bochechas de vaca), que devem ser estufadas lentamente para se desfazerem quando levadas à boca.

Nas sobremesas, é proposto um novo Doce da Casa, outra sobremesa icónica da gastronomia portuguesa, aqui numa interpretação do clássico feito com bolacha maria, ovos moles, natas, café e um segredo do Chef. De destacar ainda que, ao domingo, há o um Especial de Cabrito confecionado no Forno de Lenha do Oitto, acompanhado por Arroz de Forno e Enchidos.

Por fim, e para rematar toda esta oferta, foi criada a Experiência Oitto, um menu que reúne os pratos mais emblemáticos do Oitto. Começa com alguns snacks: Crocante de atum e lima, Croquete de porco e Ostra do sado. Depois, são servidos Ceviche e Escabeche de pato. O prato de peixe é Corvina e batata e o de carne a Terrina de bochecha de vaca velha estufada e cogumelos. O menu termina com Ananás grelhado, mel e lima e Mousse de chocolate. Custa 69,00€ por pessoa, sem bebidas. 

“Deixamos o convite para que os clientes aproveitam a nossa experiência gastronómica, uma cozinha portuguesa de autor, muito apelativa e com técnica, onde o sabor e a harmonização com os vinhos são um ponto muito importante, além do serviço jovem e descontraído, num ambiente requintado e sofisticado”, refere o Chef Carlos Afonso.

Situado bem no coração do Chiado, na porta 8B do Largo do Picadeiro, o Oitto é um restaurante de gastronomia portuguesa tendo como base o respeito pela cultura, tradição e produtos, sendo o sabor e a plena harmonização com a carta de bebidas o foco para a degustação de diversos ingredientes portugueses. O Oitto assume-se como um espaço democrático e acessível, envolvido num ambiente acolhedor, elegante e confortável para que o cliente possa desfrutar da nossa gastronomia em pleno, com um serviço de sala cuidado e profissional.

O restaurante Oitto funciona de segunda a sexta-feira aos jantares, sábado e domingo durante todo o dia, das 12h00 às 24h00. É recomendado que se realize reserva através do site oitto.pt ou por telefone +351 210 403 199.