Num compromisso contínuo com a valorização da riqueza vinícola da Região dos Vinhos Verdes, a Quinta do Hospital – propriedade histórica da Falua – acaba de lançar os seus primeiros espumantes: o Barão do Hospital Espumante Alvarinho Reserva 2020 e Barão do Hospital Espumante Rosé Padeiro 2020 são as duas novas

Com origem em pleno berço da casta Alvarinho, no coração da sub-região de Monção e Melgaço, o Barão do Hospital Espumante Alvarinho Reserva 2020 resulta de uma seleção criteriosa das uvas da Quinta do Hospital. Elaborado segundo o método clássico e após um estágio prolongado em garrafa é agora lançado para o mercado como Brut Nature. Este espumante é um exemplo de grande qualidade e versatilidade da casta Alvarinho, no seu terroir de eleição, mantendo a autenticidade que é já a imagem de marca dos vinhos Barão do Hospital.

Um espumante de bolha fina e persistente, muito elegante e harmonioso. Intenso e distinto, combina notas cítricas e de alguma fruta branca com nuances de pão torrado. Encorpado e muito persistente, com uma bela acidez, termina bonito e complexo, marcado pela mineralidade típica da casta que lhe deu origem e dos solos graníticos da Região. De caracter muito gastronómico, é a companhia perfeita para uma entrada de ostras, pratos mais complexos e intensos ou mesmo para brindar nesta quadra festiva.

Da Região dos Vinhos Verdes chega também o Barão do Hospital Espumante Rosé Padeiro 2020. Uma estreia absoluta, uma vez que é o primeiro espumante produzido exclusivamente a partir da casta Padeiro no país. Produzido também pelo método clássico – e após uma escolha exigente das melhores uvas – este espumante foi uma surpresa ao longo de todo o estágio, revelando um potencial extraordinário.

De cor salmão, bolha fina e persistente, é um espumante que surpreende com aromas e notas de fruta vermelha, como a cereja e morango. Na boca é cremoso, vivo e com boa acidez. Termina longo e elegante, ideal para saborear em qualquer altura do ano, mas mais ainda nesta época mágica.

“Estes dois lançamentos trazem à gama Barão do Hospital um novo perfil de vinho, permitindo-nos, por um lado, levar ao consumidor uma outra faceta da extraordinária casta Alvarinho e, por outro, surpreendê-lo com um espumante da casta Padeiro. Acima de tudo, estes espumantes traduzem a nossa missão de produzir, com alguma irreverência,  vinhos de grande qualidade e diferenciação, num terroir de excelência. Estes espumantes são perfeitos para acompanhar todos os momentos em família da época festiva que se avizinha”, refere Antonina Barbosa, Diretora de enologia da Falua.

Os novos espumantes Barão do Hospital reforçam a aposta da Falua na região dos Vinhos Verdes, concretizando o objetivo de explorar o potencial da localização de excelência da icónica Quinta do Hospital, criando vinhos exclusivos, com grande identidade.

Número de garrafas produzidas de Espumante Barão do Hospital Alvarinho Reserva 2020 é de  2000grfs e tem o PVP de 25€, para o Espumante Barão do Hospital Rosé Padeiro 2020 é de 2500grfs com o PVP de 17€.