Restaurante com abordagens técnicas a roçar a perfeição e a respeitar a tradição deste produto nórdico que ao longo da nossa existência se tornou um ícone da nossa identidade, acaba de lançar três novos pratos

Na linha das criações já existentes (que já tinha referido num artigo de opinião após a abertura) com o antigo e fiel amigo como matéria principal, o chef Rui Martins, do Culto ao Bacalhau, e a sua equipa resolveram aprofundar ainda mais as raízes de alguns pratos tradicionais portugueses, com os seus aromas e sabores intensos que nos fazem regressar sofregamente aos tempos dos nossos avós. Nasceram, assim, mais três pratos imperdíveis.

Se a escolha já não era fácil, agora torna-se ainda mais tentadora com o conhecido Bacalhau à Gomes de Sá, a Frigideira de Bacalhau com Grão ou uma indescritível Açorda de Bacalhau no Pão que nos transforma em “comedores” compulsivos que a cada garfada só agradecem por haver ainda mais para saborear. Por “garfada” leia-se e/ou beliscadela na crocante crosta de pão caseiro em que é servida, permitindo acrescentar por cima uma garfada da açorda e um pouco do piso de coentros… só experimentando.

Este permanente “gostinho de quero mais” no Culto ao Bacalhau é das sensações mais reconfortantes que se pode ter. Um espaço imperdível que recomendo vivamente, localizado no belo e recuperado Mercado do Bolhão.

Mercado do Bolhão

Rua Formosa n.º 322, loja R8
Piso Galeria
4000-248 Porto
Telef: +351 910 729 138 – +351 221 102 810
Mail: [email protected]
Site: www.cultoaobacalhau.pt

Texto de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva