Se nos dias mais quentes há poucas coisas melhores do que longos mergulhos ao sol, nos dias frios serão poucos os prazeres equiparáveis a um longo serão junto à lareira, enquanto folheia um bom livro ou põe a conversa em dia

A dois dias do início do Inverno, deixamos cinco sugestões de hotéis e villas com selo Relais & Châteaux para recolher na estação mais fria e repor, em pleno, o corpo e a mente. Passeios, momentos gastronómicos e várias atividades aliadas ao terroir são algumas das propostas destes refúgios que procuram ressoar a principal missão da associação: vivenciar a riqueza e diversidade destas regiões, criando emoção e gerando experiências inesquecíveis.

L’AND Vineyards Relais & Châteaux | Montemor-o-Novo

Neste refúgio exclusivo com 37 Suites e 7 Pool Villas, a arquitetura moderna funde-se com a natureza, integrando a arte, a paisagem, o artesanato local, o som e as fragrâncias para criar uma experiência verdadeiramente imersiva. E porque cada experiência L’AND Vineyards promete tornar-se inesquecível, o hotel alentejano membro da Relais & Châteaux fez questão de integrar lareiras nas suas Suites e Villas, mas também em várias zonas de convívio da propriedade. Enquanto que, nas novas Lake Sky View Suites, é possível observar o céu estrelado do Alentejo junto à lareira exterior ou mesmo no interior, através da abertura do teto do quarto; também no Café da Viagem a lareira é um dos elementos centrais, juntando, diariamente, hóspedes do hotel durante uma agradável tertúlia num ambiente de conforto e tranquilidade.

Casa Villae 1255 Relais & Châteaux | Silvã de Cima

Envolvida por uma mancha de vinha única de 42 hectares, a quinta da Taboadella é o ponto de partida perfeito para quem quer conhecer o carácter ancestral do Dão, e saborear vinhos com a identidade única deste terroir. Propriedade da família Amorim, é no seu interior que encontramos a Casa Villae 1255, a primeira villa da região com insígnia Relais & Châteaux onde é possível desfrutar de uma multiplicidade de experiências inspiradas no quotidiano local, de workshops de cestaria à produção de queijos, doces, chás ou cerâmicas. Com oito quartos no total, a propriedade pode ser reservada apenas em regime de exclusividade, e por um período mínimo de duas noites, tornando-se particularmente aconchegante para convívios entre amigos e familiares. Nos dias mais frios, o ex-líbris desta casa medieval acontece na sala de jantar: pontuada por lãs naturais e burel, lança o convite a serões de longas conversas à volta da lareira.

The Yeatman Relais & Châteaux | Vila Nova de Gaia

Membro da Relais & Châteaux e distinguido com duas estrelas Michelin, o icónico hotel plantado numa colina de Vila Nova de Gaia oferece vistas panorâmicas para o centro do Porto. E porque nada melhor do que tirar partido da estação fria para cuidarmos de nós ou desafiarmos alguém especial para um fim-de-semana diferente, o The Yeatman reúne várias opções que prometem potenciar ao máximo o relaxamento e a desconexão. A Suite Bacchus, por exemplo, integra banheira de imersão em cobre e uma lareira, permitindo desfrutar em pleno das vistas sobre a cidade. Já a Suite Presidencial, com lareira, piscina e um terraço privado com 115 metros quadrados, garante uma experiência memorável e uma vista única sobre o centro histórico e a zona Ribeirinha, que também pode ser observada através do telescópio da suite.

Valverde Santar Hotel & Spa Relais & Châteaux | Santar

A Casa das Fidalgas, uma das mais importantes propriedades de Santar, foi o local escolhido para o segundo projeto do grupo Valverde Living, um boutique hotel de 5 estrelas rodeado por quatro hectares de vinha e três hectares de jardim. Repleta de mobiliário, peças e quadros antigos, é o destino perfeito para fugir da cidade e mergulhar num local pleno de história e inspiração, que mantém a sensação de casa e todo o aconchego proveniente do seu espólio original. Os serões junto à lareira nas suas salas de estar tornam-se, assim, particularmente apetecíveis nos dias mais frios, tal como os jantares no restaurante Memórias, cuja lareira suspensa embala os longos repastos conduzidos pelo chef Luís Almeida.

Herdade da Malhadinha Nova Relais & Châteaux | Beja

Composta por mais de 450 hectares de terreno rico em fauna e flora autóctone, a Herdade da Malhadinha Nova Relais & Châteaux orgulha-se de integrar casas para hóspedes construídas a partir de ruínas na propriedade, que recorrem a técnicas alentejanas, como o chão em terracota e as paredes caiadas. Um projeto familiar que começou há 25 anos, e que, ainda hoje, promove um impacto económico e social importante na região. E porque Inverno significa também a procura pelo relaxamento e dias mais tranquilos, são várias as lareiras que ocupam recantos comuns e privados da propriedade, recorrendo à árvore predominante da herdade, a azinheira. Na Casa do Ancoradouro, por exemplo, há duas lareiras de face dupla, voltadas tanto para o quarto como para o terraço. Se a isto juntarmos a companhia de um bom livro ou de uma boa banda sonora, estarão certamente reunidos os ingredientes para um final de tarde idílico.