É já no dia 9 de dezembro que o KAMPO recebe David Jesus, Chef Executivo de Cozinha do L’AND Resort e Relais & Chateaux, para fechar o projeto liderado por Júlio Pereira, que iniciou em janeiro deste ano e contou, ao longo de 12 meses, com chefs nacionais e internacionais.

O chef convidado e o anfitrião Júlio Pereira, ambos apaixonados pela Madeira e com uma forte ligação ao arquipélago, irão trabalhar em conjunto com os melhores produtos da região, para oferecer propostas gastronómicas imperdíveis nesta última edição da “12 chefs 12 meses”, uma iniciativa tem por objetivo promover a valorização do território madeirense e a sua consolidação enquanto destino turístico gastronómico.

Nesta última edição do projeto “12 chefs 12 meses” do restaurante KAMPO, na Madeira, que decorre no próximo sábado, dia 9 de dezembro, o chef Júlio Pereira recebe David Jesus, do L’AND Resort e Relais & Chateaux, para o evento que encerra a iniciativa levada a cabo durante doze meses. O chef David Jesus, que já conquistou diversos prémios, e que tem uma forte ligação emocional ao arquipélago madeirense, junta-se assim ao chef anfitrião do projeto, para visitarem a Madeira e celebrarem o património cultural gastronómico madeirense.

Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO refere com orgulho que ao longo de 12 meses “este foi um projeto desafiador, mas ao mesmo tempo muito entusiasmante pois foi possível ter renomados chefs nacionais e internacionais na iniciativa e convidá-los a criar menus especiais com base na sazonalidade, diversidade e cultura únicas da ilha da Madeira, com os seus produtos característicos como protagonistas, que foram trabalhados na sequência das visitas, pesquisa e contacto vivido in loco com a natureza, locais e produtos. Iremos terminar, neste último evento, com o chef David Jesus, cujo trabalho e percurso admiro muito, sendo garantidamente um momento especial uma vez que encerra esta iniciativa enriquecedora, a meu ver, para todos os participantes que por aqui passaram, ao longo do ano, e a quem deixo um muito obrigado”.

David Jesus tem já um vasto percurso pelo mundo da gastronomia. Com uma paixão que carrega desde criança, foi na cozinha que se realizou profissionalmente tendo já conquistado várias distinções. Conquistou, em 2009, uma Estrela Michelin no restaurante Tavares, em Lisboa, e em 2014 a segunda Estrela Michelin no restaurante Belcanto. Entre 2016 e 2022 foi uma presença assídua na lista “The World 50 Best Restaurants” e foi, ainda, galardoado com uma Menção Honrosa, representativa do 2º lugar – Concurso Chef Cozinheiro do Ano e com o Prémio Inovação Helmut Ziebell também neste Concurso, bem como, distinguido pela Academia Internacional de Gastronomia com o prémio “Chef D’Avenir”.

Atualmente, é Chef Executivo de Cozinha do L’AND Resort e Relais & Chateaux e Chef-proprietário conjuntamente com Sandra Freitas, sua mulher, da Padaria Artesanal The Millstone Sourdough, desde 2020.

Desde dezembro de 2011 a outubro de 2022, foi Chef Executivo de Cozinha do Belcanto e responsável pela sua supervisão, além de responsável pela supervisão das cozinhas de todos os restaurantes do Grupo José Avillez. Anteriormente, esteve no Restaurante Tavares, de 2007 a 2011, como Chef de Cozinha, com o Chef Executivo José Avillez. Entre 1999 e 2007, trabalhou com o Chef Augusto Gemmelli e com o Chef Aimé Barroyer como subchefe de Cozinha de diversos restaurantes e hotéis prestigiados. Desde 2007 que estagia regularmente em grandes cozinhas internacionais, como é o caso do Restaurante Quique Dacosta (3 estrelas Michelin), em 2014, Celler Can Roca, (3 estrelas Michelin), em 2011, ou Mugaritz, (2 estrelas Michelin), em 2008.

“É um orgulho e uma alegria enorme poder cozinhar na Madeira, hoje também para mim, uma casa! Fiquei muito honrado em ser convidado a participar no evento tão especial do Chef Júlio Pereira no seu Kampo, onde durante este ano de 2023 foi trazendo à maravilhosa Ilha da Madeira grandes chefs nacionais e internacionais. Parabéns e obrigado por esta belíssima iniciativa que potencia e dá a conhecer o melhor dos produtos locais, do mar ao campo, que a ilha da Madeira tem para nos deliciar e impressionar.”, afirma o chef David Jesus.

Neste evento, que decorrerá no sábado, dia 9 de dezembro, pelas 13h00, no restaurante KAMPO, o chef Júlio Pereira e o chef convidado irão criar um menu de degustação, pensado exclusivamente para este almoço único, que terá um valor de 65 euros por pessoa (com bebidas incluídas).

O projeto anual, “12 chefs 12 meses”, desenvolvido pelo chef Júlio Pereira, iniciou em janeiro deste ano e culmina em dezembro com o último evento. Reuniu vários chefs que aceitaram o convite para se associarem à iniciativa como foi o caso de Tiago Bonito, Rodrigo Castelo, Diogo Rocha, Luís Brito, Louis Anjos, João Rodrigues, Marlene Vieira, Shaun Hergatt, Felice Lo Basso, Fran Agudo, Alvaro Garrido e David Jesus.