São Lourenço do Barrocal é um sem fim de possibilidades. Com a chegada dos dias mais suaves do outono, é o destino certeiro para aproveitar o tempo demorado no campo e viver experiências rurais cuidadosamente preparadas pelo hotel.

A palavra agrícola faz parte do ADN da herdade que é, na sua essência, um monte agrícola, sendo os seus 780 hectares um paraíso para os amantes da vida campestre. Desde o início do ano, a herdade tem uma equipa de Turismo agrícola focada em proporcionar aos hóspedes, assim como a passantes, atividades que dão a conhecer de forma personalizada a vinha, as azinheiras e as oliveiras – algumas milenares – mas também, e sobretudo, os produtos ali produzidos de forma biológica, como o vinho, o azeite e o mel.

O projeto vínico do Barrocal assenta numa filosofia de pequena adega independente que valoriza a qualidade em vez da quantidade e que se expressa em vinhos únicos, fiéis ao terroir da região, numa homenagem a cultura e às tradições vínicas do Alentejo. São duas as provas de vinho disponíveis:

A Prova Cinco Vinhos Barrocal revela o terroir do Barrocal numa visita à vinha próxima do hotel, passando pela adega e, finalmente, pela mesa onde decorre a prova de cinco dos nossos vinhos (60 euros por pessoa; 2 participantes no mínimo). Na Prova Vertical Barrocal, descobre-se a expressão dos vinhos Reserva ao longo do tempo, acompanhados por pequenas iguarias alentejanas, cada uma escolhida para harmonizar com um dos seis vinhos (95 euros por pessoa; 2 participantes no mínimo).

Esta é uma das provas mais recentes e destaca o processo de produção do azeite feito, de fio a pavio, no Barrocal. Uma forma de conhecer melhor como se faz este produto indispensável na mesa de todos os portugueses. A prova começa com um passeio inspirador no campo, para conhecer o olival – com cerca de 6.600 oliveiras – e o seu fruto, a azeitona, passando por uma visita ao novo lagar. A atividade termina na chamada prova técnica de azeite, que inclui os três azeites feitos com as azeitonas da herdade; o de Galega, outro de Bical, e o terceiro feito destas duas variedades. Não pense que é tarefa fácil distinguir os azeites, por isso é essencial ir com os sentidos apurados ao máximo (70 euros por pessoa; 2 participantes no mínimo).

Há um par de anos José Rogel, braço direito da enóloga Susana Esteban e apaixonado pelo tema, aventurou-se da criação de abelhas. Atualmente, esta atividade é uma das mais populares, revelando o universo destes pequenos insetos, essenciais para a subsistência e renovação do meio ambiente. Há uma preparação muito própria e rigorosa: é obrigatório vestir um traje especial, ter uma pequena aula sobre a vida das abelhas e o ciclo do mel, para depois embarcar numa pequena viagem até às colmeias e observar as lides destes seres vivos com uma organização de trabalho irrepreensível. No final, depois de perceber e valorizar o trabalho metódico destes seres intrigantes, nada como comprar um frasco de mel feito pelas abelhas do Barrocal. Vai saber muito melhor!(60 euros por pessoa, sem extração de mel. 90 euros por pessoa, com extração de mel que acontece de meados de maio a meados de julho)

Uma das sensações quando se vai ao Barrocal é, inevitavelmente, ficar com vontade de conhecer melhor a herdade. Afinal, são 780 hectares por desbravar, há muito para ver e conhecer, e o passeio de jipe é perfeito para isso. A equipa de turismo agrícola percorre algum dos lugares mais especiais da herdade enquanto explica a importância do montado  (50 euros por pessoa. 2 participantes no mínimo, 4 no máximo).

Reservas:

Telef: +351 266 247 140
Mail: [email protected]
Site: www.barrocal.pt

São Lourenço do Barrocal
7200-177 Monsaraz, Portugal