Aos 30 anos de idade, Pedro Duarte do Wine & Books Hotels Porto, natural de Vila Nova de Gaia, vence o mais prestigiado concurso de bar em Portugal. 

A Final do concurso decorreu dia 12 de Novembro, no Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras. O Município de Oeiras é o anfitrião da presente edição e o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras o seu Patrocinador Principal.

Pedro Duarte consagrou-se Bartender do Ano 2023 numa final que contou com a concorrência de André Costa (Four Seasons Ritz Lisbon), Bruno Fernandes (Bistro 100 Maneiras, Lisboa), Luís Costa (Torto, Porto), Tiago Santos (Bairro Alto Hotel, Lisboa) e Vivaldo Queirós (Varandas Cocktail & Wine Bar, Faro). De destacar o 2º lugar de Luís Costa e o 3º lugar de André Costa. 

Numa final muito disputada e perante o entusiasmo do público presente, o bartender vencedor apresentou ao júri três das suas criações: Perfect Serve de Villa Oeiras Superior 15 Anos harmonizado com um macaron de abóbora e beterraba, Cracavellos” (Cocktail Villa Oeiras) e “Desobediência Artística” (Cocktail Artístico).

Após a vitória, Pedro comentou emocionado: “Ganhar o Bartender do Ano significa muito para mim. É a concretização de um objetivo pessoal. Uma competição que tem uma tradição de vencedores únicos e daqui para a frente só me resta valorizar este nome para que a indústria de bar continue a crescer.”

O júri presente na final foi constituído por Wilson Pires (Verso Cocktails e Presidente do Júri), Constança Cordeiro (Toca da Raposa e Uni), Fernão Gonçalves (Plateform) e Marcella Ghirelli (Cella). Foram ainda convidados a avaliar a prestação dos finalistas, Noah Zagalo, artista plástico responsável pela criação do troféu e Alexandre Lisboa, coordenador técnico do projeto da Vinha e do Vinho de Carcavelos Villa Oeiras.

Wilson Pires estava radiante com o momento vivido: “O Bartender do Ano voltou a brilhar. Esta competição que uniu bartenders numa sala cheia de curiosos e profissionais da área, mostrou que o bar está vivo e que tem mais encanto quando pintado de Portugalidade. Parabéns ao Pedro num dia em que a indústria ganhou.”

Desde 2014, a iniciativa celebra a coquetelaria portuguesa e contribui ativamente para a sinalização e valorização dos seus profissionais. Para além de uma saudável competição, assume-se como uma plataforma de aprendizagem e de desenvolvimento para que os profissionais de bar possam aprender, partilhar e evoluir. Os concorrentes têm no concurso uma oportunidade de demonstrar as suas competências junto dos seus pares, naquele que pode significar um ponto de viragem no seu percurso profissional. Anteriores vencedores como Wilson Pires, Carlos Santiago, Jaime Montgomery, Daniel Carvalho e Luís António viram as suas carreiras impulsionadas pela conquista do título de Bartender do Ano.

Oeiras é o Município Anfitrião do Bartender do Ano 2023, o Vinho de Carcavelos Villa Oeiras o Patrocinador Principal e a NX Hotelaria o Produto Oficial. O Bartender do Ano conta ainda com o Apoio da Green Straws e da Perrier, e com o Apoio Institucional dos programas “Beba com Cabeça” e “Servir bem, Beber Melhor”, duas iniciativas desenvolvidas pela ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas.

A organização da presente edição cabe à The Bottle Affair, uma parceria Edições do Gosto.