A literatura, gastronomia e vinhos reuniram-se num jantar único, repleto de emoção, com a participação de grandes profissionais das diversas áreas, que criaram momentos verdadeiramente inesquecíveis, capazes de tocar a alma.

A celebração dos 25 anos da atribuição do Prémio Nobel ao autor português José Saramago foi o mote para um jantar relaxante, na magnífica companhia de profissionais da cultura e gastronomia de quem nos devemos orgulhar.

O restaurante Blind acolheu este encontro literário que nos fez viajar por histórias e sabores familiares. Após o sucesso da 1.ª edição, realizada em dezembro do ano passado, que procurou homenagear os 100 anos do autor português, o restaurante Blind do Torel Palace Porto voltou a celebrar a sua vida e obra durante mais um serão intimista.

O encontro arrancou na Florbela Pâtisserie, espaço do Torel Palace Porto, onde foram lidas pela neta e curadora da Fundação José Saramago, Ana Saramago, várias passagens marcantes de obras do primeiro escritor de língua portuguesa galardoado com o Prémio Nobel da Literatura.

O restaurante Blind foi novamente o cenário de uma experiência gastronómica única e intimista, sob a mestria do chef Vitor Matos. E porque nada foi deixado ao acaso neste encontro entre a literatura e a alta cozinha, nem mesmo a seleção vínica foi descurada, contando desta vez com as referências da El Grifo, adega estabelecida em Lanzarote, também a mais antiga das Ilhas Canárias. Neste campo, o vinho José Saramago – um tributo ao autor lançado no final de 2021 para celebrar o seu centenário – foi, naturalmente, o grande protagonista do alinhamento apresentado.

De realçar este trabalho de harmonização criado pela equipa do Torel e do Blind, liderado pelo chef Vitor Matos, que fechou o ciclo e proporcionou momentos surpreendentes e reconfortantes.

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva