Depois de anos de pesquisa entre o binómio vinhas e adega, chegou o momento de Luis Serrano Mira lançar o seu ícone, um field blend tinto do terroir da Vinha do Clérigo.

Nascido no seio de uma família que produz vinho no Alentejo desde 1667, Luis criou o seu próprio projeto há 25 anos, ao fundar a Herdade das Servas, em Estremoz. Desde o início que persegue o perfil que agora estreia sob a marca Servas de Bacchus: da colheita de 2016, é um vinho com grande sentido de identidade e muita elegância. À venda em caixas de madeira de uma, três ou seis unidades, cada uma custa €267,00, numa edição muito limitada de 3.600 garrafas.

 Vitivinicultor por paixão e convicção, Luis tem vindo a perseguir várias conjugações entre terroir, castas e métodos de vinificação. Depois de anos de experimentalismo, em 2016 conseguiu chegar ao perfil que idealizou para um vinho que imortaliza, em garrafa, o trabalho das várias gerações. Decorridas semanas de um minucioso controlo de maturação, Luis Serrano Mira aferiu o dia 22 de setembro como a data ideal para a apanha das uvas do field blend da Vinha do Clérigo, situada em Orada. Uma vindima que resultou da simbiose perfeita entre as três castas presentes na parcela de 10 hectares plantada em 1940: Trincadeira Preta, Castelão e Alicante Bouschet. Em comum, o facto de serem variedades com um enorme potencial de longevidade. Um desafio que se revelou bem sucedido, desde logo, na vinificação, e agora, depois de vários anos de prova.

Com vindima feita à mão e depois de uma segunda seleção dos cachos, feita na mesa de escolha à chegada da adega, as uvas passaram pelo processo de desengace total e posterior pisa a pé em lagar de mármore, durante 48 horas, para realização de contacto pelicular pré-fermentativo. As fermentações ocorreram em dez spin barrels de carvalho francês, novos e com capacidade de 500L, seguindo-se duas semanas em curtimenta. O Servas de Bacchus tinto 2016 estagiou durante dois anos em barricas novas de carvalho francês, de 225L. Foi engarrafado em maio de 2019 e lançado para o mercado depois de quatro anos e meio de um precioso repouso na adega da Herdade das Servas.