Programa inclui visita guiada, prova de vinhos do Porto Dow’s e jantar exclusivo no restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos

É mais fácil do que nunca experienciar o melhor que o Douro Vinhateiro tem para oferecer. O Centro de Visitas da Quinta do Bomfim – propriedade da Symington Family Estates há cinco gerações, localizada no Pinhão – e o restaurante Bomfim 1896 with Pedro Lemos proporcionam, agora, uma experiência completa, aliando a descoberta de uma paisagem única à autenticidade do vinho do Porto e aos sabores da região.

As experiências enogastronómicas na Quinta do Bomfim decorrem de terça-feira a sábado e iniciam-se com uma visita guiada ao espaço, com passagem pelo antigo armazém, pela adega e pela vinha da quinta. Através da visita, será possível descobrir a história da propriedade e da família, e usufruir de uma vista privilegiada para o Douro. Segue-se uma prova que vai incluir alguns dos mais distintos vinhos do Porto da marca Dow’s e, no final, um almoço ou jantar com assinatura do chef Pedro Lemos levará os visitantes numa viagem pelo melhor da gastronomia da região.

Com o aroma dos fornos e fogões a lenha no ar, e com uma cozinha de plano aberto como cenário de fundo, os visitantes terão, ao ser dispor, um menu composto por cinco momentos, personalizável de acordo com as preferências gastronómicas e vínicas de cada um. Com o valor de 175 euros por pessoa, o menu inclui opções clássicas, com um toque de sofisticação, para todos os gostos.

Para entradas destacam-se a sopa fria de tomate coração-de-boi, pâté en croûte, legumes avinagrados, enguia fumada com brioche, maçã e rabanetes, vieiras com espargos e beurre blanc, e bife tártaro. Os comensais podem escolher duas das opções disponíveis, que serão servidas com o vinho Altano Biológico Rosé. No segundo momento, brilham o peixe e o marisco: o peixe do dia grelhado com bivalves, lula e caldeirada, e o bacalhau com favas e sames são as opções sugeridas, de entre as quais os visitantes poderão escolher uma. Para harmonizar, será servido Altano Reserva Branco.

Pato com barigoule, lentilhas e cogumelos silvestres, ou novilho com puré de batata e legumes assados são as opções de prato de carne, que é servido com Quinta do Vesúvio. O menu apresenta ainda pratos vegetarianos para substituir o peixe e a carne do segundo e terceiro momentos: cenouras com abóbora e caril e beringela com grão-de-bico e cominhos.

A experiência de degustação finaliza com uma seleção de queijos e uma sobremesa (mil-folhas, creme fumado e caramelo salgado; tartelete merengada, ruibarbo e citrinos; ou ananás, ras el hanout e coco –, acompanhada pelo vinho do Porto Graham’s Tawny 20 anos. 

A participação na experiência enogastronómica está sujeita a reserva, com uma antecedência mínima de 72 horas, através de contacto telefónico (254 730 370) ou por e-mail ([email protected]).