Cabrito, Castanha, Cogumelos e Feira dos Produtos de Outono são as estrelas nos dias 28 e 29 de outubro em Vila Pouca de Aguiar.

Pelo vigésimo primeiro ano, o Município de Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real, organiza a Mostra Gastronómica do Cabrito, Castanha e Cogumelos e a Feira dos Produtos de Outono.

Dois dias dedicados a estes importantes produtos endógenos e, àquela que é considerada, por muitos, a melhor gastronomia, a transmontana.

A apanha da castanha nos frondosos soutos e dos cogumelos silvestres nas montanhas que rodeiam Vila Pouca de Aguiar e a criação de cabritos de raça bravia, nas serras, são atividades económicas de relevo para este Destino de Natureza, do Alto Tâmega e Barroso, a apenas uma hora do Porto.  O Outono e as suas cores encantadas com que esta época nos brinda, tornam ainda maior a vontade de rumar a Vila Pouca de Aguiar e usufruir de experiências inesquecíveis, quer seja em família ou com amigos.

Como de uma mostra gastronómica se trata, os dez restaurantes aderentes prepararam ementas especiais e, exclusivas para estes dias, com pratos confecionados com os três produtos em destaque: do cabrito assando no forno, ao creme de castanha, passando por arroz de míscaros ou risoto de cogumelos silvestres com posta ao pudim de castanha, pode encontrar muita diversidade gastronómica e de altíssima qualidade.

O Mercado Municipal, no centro da vila, recebe a Feira dos Produtos de Outono, dando a oportunidade de adquirir diretamente dos produtores locais: castanhas, cogumelos frescos e desidratados, mel aromatizado, amêndoas, feijão, marmelos, compotas, aboboras, entre muitas coisas que fazem e sabem bem num cabaz alimentar.

Para aprender mais sobre estes produtos e, como os confecionar haverá uma “Palestra à volta da Micologia” pela Academia Gastronómica e Cultura da Micologia, workshop de culinária com o Chef Duarte Eira, no sábado. As crianças também não foram esquecidas e, terão direito a Ateliês Infantis sob o tema “A Castanha e o Cogumelo em Arte”. O dia de sábado termina com um concerto da Banda de Loivos “Nove Aldeias um Povo”.

No domingo, os workshops e ateliês continuam, assim como a feira mas, o destaque vai para o grande Magusto Popular animado com concertinas, num ambiente tipicamente transmontano.

Outono pede conforto e pode encontrá-lo na Mostra Gastronómica e Feira de Produtos de Outono em Vila Pouca de Aguiar.