De uma família produtora de vinho na região do Douro há cinco gerações, as jovens irmãs Luísa e Maria Vieira de Sousa estão cada vez mais apostadas em deixar a sua marca na história do setor, também nos vinhos tranquilos DOC Douro.

Luísa é enóloga e vive entre vinhas e adegas, em pleno Douro Vinhateiro, acompanhando de forma minuciosa cada passo da produção. Em conjunto com a sua irmã, responsável pelo marketing e área comercial, e com o apoio incondicional da mãe Maria de Lurdes, decidiram que era chegado o momento de lançar o Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L. Um tinto do mítico ano de 2011, com estágio de um ano em barricas de carvalho e de uma década em garrafões de 5L – um formato que apela à tradição, mas inusitado e raro nos dias de hoje, ainda mais para um vinho de categoria premium.

Para a região dos vinhos do Porto e Douro, o ano de 2011 está referenciado como o melhor deste século. Nesse ano, a primavera trouxe consigo frescura e chuva abundante, essenciais para o crescimento saudável das vinhas, enquanto o verão apresentou temperaturas elevadas e um clima seco. Agosto, em particular, destacou-se pela sua intensidade, contribuindo para a maturação uniforme das vinhas da família Vieira de Sousa. Vindimadas no início de setembro, foram transportadas em pequenas caixas até à adega. Depois de desengaçadas, a fermentação alcoólica decorreu durante uma semana, em cubas de inox com controlo de temperatura. As condições naturais do ano, aliadas a um cuidadoso trabalho na adega e a um estágio de 12 meses em barricas novas de carvalho francês, deram origem a um vinho de caráter singular, mas fora do estilo de vinhos que a enóloga Luísa Vieira de Sousa tinha idealizado.

Resultante de um blend e 80% de Touriga Francesa e 20% de Touriga Nacional, com uvas da Quinta da Água Alta, em Gouvinhas, na margem direita do rio Douro, o Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L mostrou-se tudo menos um vinho “tranquilo” (nome que se dá aos vinhos de mesa, DOC Douro, por oposição aos fortificados, como é o vinho do Porto). Mulher de desafios e certa do potencial de envelhecimento deste tinto, Luísa aventurou-se a “domá-lo” por via do engarrafamento num grande formato, o que aconteceu em 2013. Desde então, tem sido provado, ano após ano, e consumido em eventos familiares e festas de amigos. O ano de 2023 ditou-lhe uma nova vida: passados 10 de estágio em cave, o Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L apresenta uma cor profunda e aromas intensos de fruta e algumas especiarias, revelando estar “pronto” para ser lançado no mercado, a nível nacional e internacional.

Com um packaging irreverente e bastante elegante, desenhado em parceria com o Bisarro Studio, este é um vinho irrepetível e limitado a 150 garrafões, estando, por agora, 50 alocadas ao mercado nacional, com um PVP de €245,00. O Vieira de Sousa Reserva tinto 2011 – Edição Especial Garrafão 5L é um caloroso tributo à tradição e à partilha de momentos em família e entre amigos. Um formato que convida, também, a estar a copo em restaurantes e bares de vinho. Produzido por uma jovem enóloga, chega-nos para um grandioso brinde e uma homenagem de peso à região do Douro.