The Sea The Sea, projeto de Leandro Carreira em Londres, desloca-se até às Avenidas Novas entre 12 e 15 de outubro, para o terceiro Take Over da barra do restaurante Lota D’ávila.

Estes pop ups começaram a 1 de setembro, com o projeto Cella, de Marcella Ghirelli, que tomou o balcão desta marisqueira moderna durante um mês.

Seguiu-se Paulo Carvalho, com pratos do restaurante O Zagaia, em Sesimbra, entre os dias 3 e 8. Os próximos a entrar vêm de mais longe, do Reino Unido, mais concretamente Londres e o bairro de Chelsea.

O The Sea The Sea será representado na barra por Renato Santos e Renato Costa.

Durante estes quatro dias, os 16 lugares da barra estarão concorridos, para experienciar um menu degustação de um dos mais famosos restaurantes londrinos.

Renato Santos é um chef português de 32 anos. Nascido na Ericeira, mais tarde estudou Artes Culinárias no Instituto de Educação Culinária de Nova Iorque. Iniciou a sua carreira aquando da abertura do Gusto by Heinz Beck Conrad no Algarve, onde permaneceu por um ano, antes de se mudar para Londres. Em Londres, trabalhou com alguns dos chefs mais conceituados da cidade, incluindo Nuno Mendes e Leandro Carreira.

Atualmente, lidera o The Sea, The Sea, em Haggerston, uma mesa de chef com 12 lugares, no leste da cidade.

Renato Costa, nascido e criado em São João da Madeira, iniciou a carreira aos 13 anos, no restaurante do pai, que partilha da mesma paixão pela indústria hoteleira. Posteriormente trabalhou no Reino Unido, em hotéis de renome, como o Greenway Hotel & Spa, em Cheltenham, o Longueville Manor Hotel, em Jersey, e o The Headland Hotel, em Cornwall. Mais tarde, em 2016, em Londres, assumiu a gestão do restaurante Taberna do Mercado, de Nuno Mendes, e, posteriormente, o Londrino, de Leandro Carreira. Atualmente é o gerente e wine buyer do projeto, “The Sea, The Sea”.

O The Sea The Sea, projeto do chef português Leandro Carreira, abriu em Chelsea, Londres, em 2019, como seafood bar e fish shop. Dois anos mais tarde abriu a chef’s table, em Hackney. Desde então tornou-se um dos destinos gastronómicos da capital britânica.

Pelo menos até ao final do ano, a Barra do restaurante Lota D’ávila será entregue a convidados.

Durante um período, que será variável de chef para chef, o balcão à entrada desta marisqueira das Avenidas Novas funcionará de forma independente, com menu e horários próprios.

Os cozinheiros e cozinheiras convidados têm total liberdade nas suas criações gastronómicas, sendo-lhes apenas pedido que privilegiem o peixe e marisco.

O restaurante Lota D’ávila pertence ao grupo Paradigma, responsável também pelo Ofício, e abriu em novembro de 2022.

A cozinha está a cargo do chef Hugo Candeias e o espaço divide-se entre esplanada/terraço, barra e sala de refeições.

Durante os Take Over, a barra funcionará de forma independente, sem serviço da cozinha normal do restaurante e vice-versa.

Trata-se de um menu único, que custa 50€ e inclui:

Mexilhão, Limão e Mel, Barriga de Atum

Pão de Canela e Caranguejo

Cavala, Pinhões Braseados, couve rábano

Mexilhão, Xo de Allium, Cogumelos Enoki

Arroz de Presa & Camarão

As bebidas, pagas à parte, incluem uma seleção de mais de 10 vinhos feita por Renato Costa.

Horários:

Dias 12 e 13 das 19h00 às 23h00

Dia 14 das 13h00 às 15h00 e das 19h00 às 23h00

Dia 15 das 12h30 às 16h00

Lota D’Ávila
www.lotadavila.pt
Avenida Duque D’Ávila 42 Lisboa 1600-316
925 906 950