A chef Mónica Pereira regressou das férias com um novo calendário a partir de setembro, em Lisboa e Porto, com formações em temas de grande sucesso nas suas ações anteriores.

Lisboa a 21 de outubro com a formação em Doçaria Conventual e Tradicional Portuguesa – Módulo 1. Este tema será também ministrado no Porto dia 24 de outubro, com os módulos 2 e 3 agendados para os dias 31 de outubro e 7 de novembro, respetivamente. O calendário completo, juntamente com informações sobre inscrições poderá ser consultado no site www.monicapereira.com.pt

Mónica Pereira tem-se distinguido nos últimos quase 20 anos pelas suas ações de formação, que se pautam reconhecidamente por uma elevada qualidade e rigor. Formada em Engenharia de Minas, foi no Brasil onde desenvolveu a paixão pela Doçaria Conventual portuguesa, o que a levou a mudar de rumo na sua carreira profissional.

Defensora incondicional da Doçaria tradicional de origem conventual portuguesa, que considera uma riqueza ímpar do património gastronómico português, enfatizando a importância da sua valorização, preservação e transmissão, a chef regressou a Portugal em 2005, dando continuidade ao seu projeto profissional nesta área.

Depois de se formar na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e de frequentar várias outras formações profissionais pontuais, tanto a nível nacional como internacional, ministrou formações destinadas a profissionais e não profissionais, bem como prestou consultoria a diversas empresas na área da Pastelaria, Restauração e Catering. Este trabalho envolveu a criação de menus, receitas e a realização de formações em grupos e individuais. Com mais de 16 anos de experiência na criação e execução de Pastelaria Criativa e Artesanal, Doçaria Tradicional Portuguesa, Massas, Recheios e Decoração de Bolos, Mónica Pereira é uma referência sólida neste meio.

Tendo participado em diferentes publicações, apresentações de receitas e showcookings, é uma figura reconhecida na apresentação de receitas em programas de televisão, como também uma forte referência no seu meio profissional.

É uma das chefs assíduas como convidada do Alivetaste-Sabores da Vida, que se realiza todos os anos no Palácio do Freixo.

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva
Fotografias de Jorge Simão