No dia 25 de outubro, o restaurante Marlene, recebe o segundo convidado internacional da chef Marlene Vieira, o chef italiano Enrico Marmo, para um jantar especial que reúne o melhor da gastronomia lusa, com um tempero de cozinha italiana.

Em destaque estarão os produtos sazonais que o outono traz, e o amor à portugalidade que caracteriza a chef portuguesa.

Enrico Marmo, chef do restaurante italiano Balzi Rossi (1*), em Ventimiglia, é o segundo chef convidado internacional da chef Marlene Vieira, que iniciou a segunda edição dos jantares de estação do Marlene, com chefs internacionalmente reconhecidos, para juntos celebrarem o melhor da gastronomia portuguesa e dos produtos sazonais. Depois da chef eslovena, Ana Roš, do restaurante Hiša Franko (3*), é a vez do chef italiano Enrico Marmo visitar Portugal para descobrir a essência do país e da gastronomia, os produtos de época e as tradições de sabores que distinguem a cozinha portuguesa a nível mundial. O jantar decorre no dia 25 de outubro, no restaurante Marlene,, e pretende fomentar a criatividade e partilha entre chefs, tendo como base a valorização da sustentabilidade e da excelência da matéria-prima sazonal.

Localizado em Ventimiglia, junto à fronteira francesa e literalmente em “cima” do mar, com uma vista deslumbrante da Côte d’Azur, o restaurante Balzi Rossi serve pratos históricos da cozinha italiana, reinterpretados com um toque de modernidade. Tal como a chef Marlene Vieira, o trabalho de Enrico Marmo é uma homenagem aos produtos da sua região, destacando-se os sabores do mar, com os peixes e mariscos, e da terra, com uma seleção cuidada de ervas aromáticas, colhidas diretamente das rochas e da área envolvente, fruto dos estudos do chef em Agronomia Botânica. O chef Enrico Marmo privilegia uma cozinha natural e de proximidade, adquirindo os ingredientes a produtores próximos, que partilham o respeito pela natureza e pela terra, e confecionando com fogo, pela sua capacidade de exaltar as matérias-primas de forma autêntica e fiel, permitindo-lhe celebrar o melhor dos ingredientes enquanto garante o máximo sabor e o aroma nas suas criações, que também variam consoantes as diferentes estações do ano.

“Vai ser um enorme prazer receber o Enrico e a equipa do Balzi Rossi no Marlene,, naquela que será a segunda visita de um colega internacional que respeito. Estes eventos têm como objetivo dar a conhecer a nossa cozinha e o melhor dos nossos produtos, ao mesmo tempo que nos focamos em posicionar a gastronomia portuguesa no mundo.” refere a chef Marlene Vieira. “Além da partilha de técnicas e experiências que um evento destes proporciona, fazemos questão de levar os chefs que nos visitam a locais icónicos e relevantes no sector, como visita a mercados e produtores nacionais, aproximando estes profissionais exímios ao que temos de melhor, e levando estas experiências consigo e para o mundo”, conclui.

Nesta visita a Portugal, o chef Enrico e a equipa do Balzi Rossi irá conhecer a diversidade, bem como sabores e texturas dos produtos que a estação oferece, através de visitas ao mercado e a restaurantes de cozinha típica portuguesa. A experiência culmina com este jantar especial onde os dois chefs partilharão o “palco” do Marlene,, numa noite de celebração e valorização do melhor que Portugal tem para oferecer e com interpretações de inspiração nacional nos pratos do chef convidado. Os produtos da estação estarão, como sempre, em destaque, num menu que destacará ingredientes outonais como a romã, os cogumelos, a castanha, a par da enguia e do pato, bem como peixe e marisco desta época, elementos que têm uma presença muito forte na matriz gastronómica dos dois chefs.

A Niepoort, produtor nacional de referência que conjuga a tradição secular com a inovação e excelência, é o parceiro vínico do evento.

A harmonização e serviço de vinhos estará a cargo de Gabriela Marques, sommelier do Marlene,, e de Lorenzo Moraldo, sommelier do restaurante Balzi Rossi, tendo ambos definido o perfil da harmonização e escolhido referências Niepoort das várias regiões de Portugal para elevar esta experiência gastronómica: Espumante Água Viva 2017, ADN Anselmo & Niepoort Loureiro 2020, o recente lançamento Ururabo 2019, Coche 2021, Poeirinho Garrafeira 2012 em especial formato Jeroboam (4,5L) e, para terminar, um Porto Niepoort Colheita 1997, também em grande formato, desta vez em Magnum.

O jantar tem início às 19:00 com welcome drinks no Zunzum Gastrobar, estreando o evento com um cocktail de autor a cargo do Zunzum Gastrobar, e as kombuchas Kombu Viva Green, Rosé e Erva Príncipe que refletem a paixão pelo chá e qualidade que une os três projetos desta parceria: o produtor Homelab que utiliza os especiais chás biológicos da Chá Camélia, e a Niepoort com a sua linha dos vinhos naturais Nat’Cool. O menu tem um custo de 300€ por pessoa, incluindo harmonização vínica, e as reservas podem ser feitas pelas vias habituais (website, email ou telefone).

Morada

Av. Infante D. Henrique, Doca Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros de Lisboa,
1100-651 Lisboa
Reservas
[email protected] | 91 262 67 61