Chef Julien Montbabut convida os chefs Alexandre Silva, Rui Silvestre e Victor Mercier para o segundo Monumental Dinner numa celebração dos 100 anos do grupo Maison Albar

No dia 19 de outubro, o chef Julien Montbabut recebe no restaurante Le Monument os chefs Alexandre Silva, Rui Silvestre e o francês Victor Mercier, pela primeira vez em Portugal, para o jantar de celebração dos 100 anos do grupo hoteleiro Maison Albar e do edifício histórico onde se encontra o Le Monumental Palace. Das mãos destes quatro chefs sairá uma viagem gastronómica memorável, que junta aos sabores portugueses a técnica e conhecimento da cozinha francesa.

O ‘Monumental Dinner’ regressa ao restaurante Le Monument (1*), no coração da cidade do Porto, no dia 19 de outubro, para celebrar os 100 anos do grupo hoteleiro Maison Albar Hotels e do edifício histórico onde se encontra o Le Monument Palace, desenhado pelo arquitecto italiano Michelangelo Soá. Para este evento de alta gastronomia, o chef Julien Montbabut convida os seus amigos chefs portugueses Alexandre Silva (LOCO* e FOGO) e Rui Silvestre (Vistas*), e o seu conterrâneo, Victor Mercier (FIEF -Fait Ici En France*), pela primeira vez em Portugal, para um jantar que une os produtos e sabores tradicionais da cozinha portuguesa às técnicas e know-how franceses.

Esta será uma noite de celebração inspirada nas memórias e experiências do chef Julien Montbabut, um admirador da gastronomia portuguesa, que dedicou dois anos a visitar e a descobrir as maravilhas do nosso país. Nesta viagem gastronómica que irá percorrer o território português de norte a sul, o chef anfitrião tem a cargo os sabores fortes característicos do norte, o chef Alexandre Silva, a diversidade e riqueza da região centro, e o chef Rui Silvestre, a leveza e irresistível frescura dos pratos mais apreciados a sul. Victor Mercier, finalista do Top Chef França 2018 e personalidade da nova geração da food scene de Paris, vem pela primeira vez a Portugal, e contribui para esta viagem com as suas técnicas e conhecimentos franceses, que se juntam às do chef Julien, numa noite de partilha de experiências entre estes quatro chefs.

“É com muita honra e entusiasmo, que recebo três colegas de profissão que admiro, para comemorar os 100 anos do grupo Maison Albar Hotels. Quisemos fazer algo diferente, mas que se relacionasse com a identidade do Le Monument, muita ligada às memórias e experiências que tive nas minhas viagens por todo o território português. Assim nasceu este conceito, que distribui por mim, pelo Alexandre e pelo Rui, o Norte, o Centro e o Sul de Portugal, respetivamente, onde cada um trabalha neste momento”, refere o chef do Le Monument, Julien Montbabut. “Garantimos assim os melhores produtos, sabores e texturas das diferentes regiões de Portugal, trabalhadas por chefs exímios, com o contributo de outro chef e amigo, o Victor Mercier, que trará as mais recentes técnicas da cozinha francesa para esta viagem, que será, também para ele, um momento de descoberta da gastronomia portuguesa”.

O ‘Monumental Dinner’ tem início às 19h00, com um cocktail e apresentação dos chefs convidados, na biblioteca do hotel Le Monumental Palace. O evento prossegue para o restaurante gastronómico Le Monument, às 19h45, e será constituído por oito momentos, dois de cada chef, cuidadosamente harmonizados com os vinhos da Quinta do Noval, reconhecida mundialmente pela produção de vinho do Porto e Douro de alta qualidade.

O jantar de celebração dos 100 anos do grupo Maison Albar Hotels e do edifício histórico onde se encontra o Le Monument Palace tem o valor de 290€ por pessoa, com harmonização incluída. As reservas podem ser feitas através do website ou telefone (22 7662 413) do Le Monumental Palace, ou através do The Fork.