Nos dias 30 e 31 de outubro realiza-se a oitava edição do Congreso Internacional de Cocina y Turismo Micológico ‘Soria Gastronómica’, em Castela e Leão, Espanha, no qual o chef Arnaldo Azevedo, do restaurante Vila Foz, do Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, será o único chef português presente.

O evento tem este ano como tema “A Micologia como impulso turístico”, e contará ainda com a presença de chefs reconhecidos de Espanha, França e Itália.

No próximo dia 30 de outubro, será possível provar em Castela e Leão, Espanha, os sabores e texturas dos menus de assinatura do chef Arnaldo Azevedo, o Maresia e Novo Mundo. O chef responsável pela cozinha e primeira estrela Michelin do restaurante Vila Foz, no Vila Foz Hotel & SPA, no Porto, junta-se a uma seleção de chefs premiados, onde será o único português, no VIII Congreso Internacional de Cocina y Turismo Micológico ‘Soria Gastronómica’, que se realiza nos dias 30 e 31 de outubro, e que junta chefs e especialistas internacionais para falar da cozinha micológica e do seu efeito diferenciador no panorama gastronómico e turístico.

“É com muito orgulho que faço parte dos chefs convidados a participar no Soria Gastronómica, um evento muito reconhecido no setor, que reúne não só chefs de renome, mas também outros profissionais e especialistas em cozinha, nutrição e turismo. A proximidade entre o Norte de Portugal e Castela e Leão é inegável, e será um gosto conhecer a região e partilhar experiências e dinâmicas com os outros chefs, todos eles reconhecidos pelo Guia Michelin e com um trabalho excecional de valorização das suas gastronomias”, refere o chef Arnaldo Azevedo. 

Com presença marcada no primeiro dia do evento, 30 de outubro, o chef Arnaldo Azevedo, sobe a palco pelas 18h35, para um showcooking que promete ser um momento memorável para os visitantes. Com ele, vão a força e ousadia do mar do norte de Portugal, características da sua matriz gastronómica, que privilegia os sabores do oceano. Do menu Maresia, onde impera a frescura dos peixes e mariscos da nossa costa, o chef vai desenvolver Polvo, bivalves, cogumelos, feijoada. Já através do Novo Mundo, um menu completamente vegetariano, o chef Arnaldo Azevedo proporciona uma viagem de redescoberta ao melhor que a terra nos dá, levando para este evento algumas das suas criações mais emblemáticas, como Abóbora, cogumelos, trufa. 

Realizado desde 2015, o ‘Soria Gastronómica’, fomenta a partilha de experiências e conhecimentos, através de quatro tipos de cozinha: salgada, doce, líquida e congelada, com chefs reconhecidos de Espanha, França, Itália e Portugal, países onde a cozinha micológica tem grande relevância e tradição. Nesta edição, o chef Arnaldo Azevedo será o único chef português, e estará acompanhado de nomes reconhecidos pelo Guia Michelin, como Cristóbal Muñoz, Giuseppe D’Errico, Miguel Cobo García, entre outros.

O evento conta ainda com a presença de especialistas em turismo, ciência e nutrição, que contribuirão para as diversas apresentações, mesas redondas, competições e prémios. A participação no Congresso e suas atividades requer inscrição, através do site www.congresosoriagastronomica.com.