Cheguei ao Brasão Leça ao final da manhã, e deparei-me com vários surfistas (dos 8 aos 80 anos), a vestir os seus fatos e a preparar as suas pranchas, debaixo de bandos de gaivotas com o seu grasnar característico. Todos eles se dirigiam para a praia mesmo em frente ao palco montado do Brasão Leça, onde são servidos pratos diversos que já são uma referência nacional.

Este espaço, o mais a norte do Porto que o grupo Prumo abriu, oferece vários recantos e salas (com uma lotação total de 120 pessoas) que se abrem para a praia e o Atlântico. Aqui, a brisa marítima percorre-nos e inspira.

Mais um espaço intimista, urbano, simples e muito consistente, tanto na sua saborosa cozinha quanto nos serviços que presta. Destaca-se famosa francesinha (Brasão e à antiga) que marcam o ritmo deste local. A cozinha praticada mostra alguma diversidade como o Arroz de Forno, Pimentos Assados e Vazia Laminada, bem como os Vegetais com Cebolada, ambos caraterísticos deste espaço. Encontramos ainda os já bem conhecidos Arroz de Forno com Polvo da Costa, Uma Cebola Frita e já foste!, entre outras opções muito bem elaboradas.

Como cervejaria que se preza, aqui também temos cerca de 10 tipos de cerveja, cada uma com o seu perfil único para acompanhar as diferentes opções gastronómicas disponíveis.

Um grupo que é um case study de sucesso com os Brasão Aliados, Coliseu, Foz, Antas, Salgueiros e agora Leça, além do Culto ao Bacalhau no mercado do Bolhão. Uma simbiose nem sempre fácil de conseguir entre cozinha e serviço de um grupo que prima pela honestidade e eficácia.

Rua das Fuzelhas n.º 5
4485-683 Leça da Palmeira
Telf: +351 915 420 355 (1)
Mail: [email protected]

Artigo de Mário Rodrigues
Edição de Ana Cristina Silva
Fotografias de Maria João Gala