O papel do enólogo e a procura de vinhos adaptados aos diferentes mercados, permite pensar estrategicamente da vinha ao vinho

A enologia é a ciência de suporte à produção de vinho nas suas várias vertentes de vinificação, envelhecimento e conservação. Está, intimamente, ligada à viticultura, já que a estratégia definida na fase de escolha do terreno, a plantação e condução da vinha influi nas características do vinho a produzir. Um processo que requer conhecer e saber utilizar a “palete” de ferramentas tecnológicas ao dispor e que permitem “desenhar” vinhos de diferentes estilos, adequados aos gostos do consumidor. De dois em dois anos, a Pós-Graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica no Porto procura formar os melhores enólogos do país. O curso decorrerá entre janeiro de 2024 e maio de 2025, em regime pós-laboral.

Portugal tem uma grande tradição como país vitivinícola, centrada nas suas Regiões vínicas, possuindo uma enorme diversidade de castas e de estilos de vinhos que faz com que as opções disponíveis para os enólogos portugueses sejam invejáveis. No entanto, o conhecimento de outros estilos de vinhos do mundo, e de como os vinhos portugueses se integram no contexto internacional, é essencial para poder posicionar corretamente um vinho num mercado particular.

“O enólogo tem de ter uma verdadeira cultura de vinho e perceber a importância da história, geografia e economia na sua produção, comercialização e consumo,” salienta José António Couto, coordenador da Pós-graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa.

A Pós-Graduação em Enologia é lecionada por cerca de 40 docentes e investigadores da Escola Superior de Biotecnologia e de universidades nacionais e estrangeiras incluindo a Universidad de La Rioja e Universidad de Vigo (Espanha); State Viticulture & Oenology Institute Freiburg (Alemanha); Institute of Wine Biotechnology, Stellenbosch University (África do Sul); Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Minho e Instituto Politécnico de Santarém) e ainda com a Lallemand Iberia SA. Salienta-se, também, a participação ativa de reconhecidos  enólogos e profissionais do setor vinícola.

José António Couto realça que “no final da Pós-Graduação em Enologia, os participantes estarão habilitados a conhecer a diversidade, complexidade e importância do mundo vitivinícola, assim como os fatores de produção que influenciam a qualidade final do vinho; a dominar temas relativos à viticultura, enologia e análise sensorial necessários para a produção de vinhos de qualidade; provar vinhos, abrangendo vários estilos e proveniências, fazendo a relação da prova com parâmetros vitícolas e enológicos e ainda a comunicar, de forma eficaz, com profissionais de marketing e do ramo comercial.”

A Pós-Graduação em Enologia da Escola Superior de Biotecnologia decorre durante um ano e meio e é constituído por 4 módulos organizados em Unidades Curriculares. Estas incluem Master Classes e um projeto de elaboração e apresentação de um vinho.