Carta renovada, sabores sofisticados e o mar por companhia no Estoril Vintage Hotel, não sendo de acesso exclusivo aos hóspedes mas aberto ao público em geral.

De frente para o mar e nascido sobre o amplo terraço lateral do palacete, o restaurante Vintage é uma relíquia arquitetónica, um pequeno pavilhão de vidro com perfil de romântico jardim de inverno. Aqui, porém, plantas, flores e legumes são apresentados à mesa, após delicados e sofisticados modos de confeção. Um trabalho que replica a mesma sensibilidade e paixão da jardinagem, mas que se dedica ao apuramento de sabores e à criação de experiências sensoriais que passam, literal e metaforicamente, de boca em boca.

Tudo começa na envolvência da sala, um cubo de magia envidraçado para permitir que se pinte com o azul do oceano e claraboia de vidro para se pintalgar de sol e estrelas. Mais do que uma cor, o azul é aqui uma inspiração marinha, uma omnipresente nota de maresia. Replica ainda as pinceladas de uma peça de arte cuja tonalidade domina a sala. O restaurante Vintage é luxuosamente adornado por um fabuloso painel de azulejos, um original que acompanha a casa desde que o industrial Alfredo da Silva a mandou construir para acolher a temporada de verão da família.

Aquando da transformação do palácio em hotel, os azulejos foram cirurgicamente removidos, um a um e, como um puzzle, repostos num mural que honra bem a arte da azulejaria nacional. Com sorte, pode até ser que acabe por ouvir a história, contada na primeira pessoa pela proprietária, uma apaixonada esteta que manteve e respeitou, com o máximo rigor, toda a traça original do palacete.

Porém, e ainda que satisfaçam o olhar e promovam bem-estar, os requintes arquitetónicos e do design de interiores são apenas peças sofisticadas de um mood prévio, uma espécie de antecâmera sensorial aos prazeres régios que pode aguardar enquanto se deleita com a paisagem.

O principal são os sabores que percorrem uma carta elaborada pelo Estoril Vintage Hotel e assegurada pela chef Sara Esteves. Uma jovem maestrina na direção de uma orquestra de pratos que conjuga ingredientes e sabores tradicionais, onde bacalhau, polvo ou robalo, bochechas de porco, borrego ou o incontornável bife do lombo se harmonizam e adjetivam com inesperadas e sofisticadas conjugações. Nesta cozinha não há impossíveis e tal como todas as notas têm cabimento numa nova composição, também aqui a criatividade não conhece limites.

O resultado termina em associações bem conseguidas onde cogumelos-ostra, feijão verde e cerejas, arroz de tomate com chouriço ou algas e abacate afinam melodias gastronómicas. A uma sólida base de sabores e ingredientes muito nossos, ousa-se acrescentar a frescura da originalidade gustativa.

Estoril Vintage Hotel
Rua Alfredo da Silva, 61 – Estoril
Tel. +351 214 666 050 (rede fixa) – +351 924 794 400 (WhatsApp chamada gratuita)
[email protected]