Pelas mãos do chef Júlio Pereira, esta iniciativa evidencia a Região Autónoma da Madeira durante os meses de setembro e outubro, celebrando o mel-de-cana da Madeira enquanto produto representativo desta ilha.

Este icónico produto, profundamente ligado à identidade da região, irá “brilhar” no menu da Classe Executiva dos voos de longo curso da TAP, visando a promoção e valorização da região e de Portugal através dos seus produtos e da gastronomia.

A rentrée da iniciativa Local Stars será com Júlio Pereira, o chef convidado nos meses de setembro e outubro, durante os quais a Região Autónoma da Madeira estará em destaque nesta parceria entre a TAP Air Portugal e o The Art of Tasting Portugal (TAOTP), que visa promover Portugal através da sua excelência e diversidade gastronómica.  Depois do verão, onde o Algarve foi a região “celebrada” nos menus da Classe Executiva de todos os voos de longo curso da companhia aérea nacional, é a vez da Madeira, contando com o mel-de-cana da Madeira como produto-estrela destes novos menus exclusivos, evidenciando esta figura incontornável do panorama gastronómico da ilha. O projeto Local Stars pretende dar a conhecer a todos os passageiros, e ao mundo, os vários ingredientes de excelência que o país oferece, bem como a gastronomia, com vista ao posicionamento de Portugal como destino gastronómico imperdível.

 “A TAP prossegue a sua missão de dar a conhecer ao mundo o melhor da gastronomia portuguesa. Damos continuidade a esta parceria com a The Art of Tasting Portugal, revelando agora os melhores sabores do arquipélago da Madeira, com um menu exclusivo do Chef Júlio Pereira, de onde se destaca, entre os produtos típicos desta região, o Mel-de-Cana como produto estrela”, afirma Catarina Indio, Head of Product da área de Customer Engagement da TAP Air Portugal.

“Viajamos agora para a Madeira, continuando esta missão de apresentar o nosso país enquanto destino gastronómico, com toda a sua diferenciação e qualidade, e fortalecendo a comunidade que o representa e valoriza. A equipa do The Art of Tasting Portugal está cada vez mais orgulhosa do impacto e visibilidade internacional que esta parceria com a TAP está a ter”, afirma Patrícia Dias, fundadora do The Art of Tasting Portugal, a par de Adriana Fournier.

O mel-de-cana é o produto eleito pelo chef Júlio Pereira, enquanto produto endógeno de excelência que marca a história, a cultura e a gastronomia da população madeirense desde o século XV. O menu engloba entrada, prato principal e sobremesa, nomeadamente na entrada Truta fumada, funcho e maracujá, como prato principal Mendinha de novilho, milho e mel-de-cana da Madeira e, na parte mais gulosa do menu, Banana, requeijão e bolo de mel-de-cana, destacando-se assim vários outros ingredientes emblemáticos desta região.

“É com enorme orgulho e entusiasmo que faço parte da iniciativa Local Stars, que permite colocar os produtos e essência da Madeira a viajar pelo mundo, dando a conhecer o nosso país e nosso enorme património cultural e gastronómico. Sempre tive uma paixão grande pelo emblemático mel-de-cana, produzido exclusivamente na ilha, e que faz parte da comunidade e economia madeirenses há vários séculos, pelo que fazia todo o sentido elegê-lo como estrela deste menu”, refere o chef Júlio Pereira, acrescentando “A Madeira está, e tem vindo a fazer, um trabalho evolutivo muito interessante no caminho da valorização do arquipélago e da qualidade, e este projeto vem fortalecer o percurso que temos vindo a fazer ao longo dos anos”.

Responsável por dois projetos gastronómicos irreverentes no Funchal, o KAMPO by chef Júlio Pereira, onde trabalha produto diferenciador como carne e produtos do campo, e o AKUA, onde destaca o melhor peixe e marisco, sendo também o novo proprietário da Chábom (fábrica com 40 anos especializada no fabrico dos típicos bolo de mel e broas de mel), o chef é conhecido por celebrar a excelência e a diversidade dos produtos sazonais que a região oferece em todos os seus projetos, sendo já uma figura incontornável no panorama gastronómico desta ilha.