Durante três dias, o Museu do Vinho do WOW e as caves Fonseca juntam-se para proporcionar uma experiência incrível – a possibilidade de experienciar uma vindima em pleno centro histórico de Vila Nova de Gaia, com o custo de 60€ por pessoa e a duração de 3 horas.

De 8 a 10 de setembro, o programa “Harvest in the city” está disponível em Vila Nova de Gaia. Para quem não tem a disponibilidade de visitar uma quinta numa região vínica, esta é a oportunidade ideal de viver um pouco do ambiente da vindima, sem sair da cidade.

Tudo começa no Museu do Vinho do WOW, o quarteirão cultural de Gaia. A visita será guiada por uma especialista que dará um especial enfoque na viticultura, para que o grupo entenda todo o processo que decorre na vinha ao longo do ano, até chegar à tão afamada época das vindimas. No final desta visita, receberão uma porção de uvas para depositar no lagar.

Do Museu, o grupo passará para o edifício das “Águias”, propriedade do grupo, para depositar as uvas no lagar e pisar. Exatamente, há que descalçar, arregaçar as calças e pisar. Esta atividade será devidamente acompanhada por um rancho folclórico que ajudará a recriar o espírito de festa. Haverá tempo ainda para alguns petiscos tradicionais para repor energias e algumas atividades lúdicas, o que pode incluir um pé de dança ou a impressão de pegadas numa t-shirt. Para os mais pequenos, há atividades específicas, como colagens, construção de coroas com videira e realização de hotéis para insetos.

Da vindima ao copo: o ciclo fecha-se. A terceira parte da experiência realiza-se no centro de visitas dos emblemáticos vinhos Fonseca, onde será feita uma visita guiada com especial destaque no processo de envelhecimento do vinho. A experiência não pode terminar, obviamente, sem uma prova. Serão dados a conhecer dois vinhos do Porto, de forma a comprovar que a Natureza devolve com generosidade todo o amor com que a tratamos.

No total, a experiência tardará cerca de 3 horas. Há cinco sessões por dia, a começar às 10h, às 11h30, às 13h, às 14h30, às 15h e às 17h30. O ponto de encontro é sempre a porta do Museu do Vinho no WOW. Os bilhetes tão à venda online, mas há descontos para grupos. Mais informações podem ser solicitadas para o email: [email protected].