A chef Marlene Vieira traz Ana Roš, uma das mais reconhecidas e premiadas chefs internacionalmente para, num jantar conjunto no dia 2 de outubro, celebrarem a gastronomia contemporânea, destacando os produtos nacionais que caracterizam a filosofia de cozinha da chef portuguesa.

Esta será a primeira chef internacional convidada para cozinhar com Marlene no seu restaurante gastronómico Marlene,.

Ana Roš, chef e proprietária do restaurante Hiša Franko (2* Michelin) na Eslovénia, que em 2017 foi considerada a Melhor Chef Feminina do Mundo pelo The World’s 50 Best Restaurants, estará pela primeira vez em Portugal desde que integrou o guia MICHELIN, a convite da chef Marlene Vieira, para um evento que junta duas mulheres que partilham a filosofia de homenagear e destacar o melhor da natureza e produtores locais, com ênfase na sazonalidade, a par das tradições identitárias dos seus países, no restaurante Marlene,. O especial jantar decorre no dia 2 de outubro, sendo o primeiro de vários em que a chef Marlene convida chefs mundialmente reconhecidos para celebrarem o melhor da gastronomia nacional e da estação.

Hiša Franko, um dos mais famosos restaurantes internacionalmente, localiza-se nos “Alpes eslovenos”, na região norte, no verdejante e idílico vale de Soča onde corre um rio que lhe dá o nome, conhecido pela pureza da sua água e pela truta Salmo marmoratus, a maior do mundo e que pode atingir 1,2 metros de comprimento. Em 2020, na edição inaugural do Guia MICHELIN da Eslovénia, o restaurante foi imediatamente distinguido com duas estrelas e uma estrela verde, fazendo também parte da elite dos 50 Melhores Restaurantes do Mundo desde 2017. Levou também à participação da chef autodidata na série Chef’s Table, um fenómeno mundial da Netflix. Tal como no Marlene,, os pratos do Hiša Franko mudam regularmente, de forma a incluir o melhor de cada época do ano e dos produtos da região, onde abundam as trutas, veados, cabras, e plantas e frutos silvestres, bem como o queijo que faz parte da dieta local há várias gerações, e que são incorporados diariamente nos menus seguindo a filosofia de cozinha da chef eslovena: “a cozinha é junção do território, da estação e da personalidade do chef”. Este convite traz a chef Ana Roš a partilhar o “palco” do Marlene,, como é conhecida a cozinha aberta deste restaurante gastronómico, onde as duas chefs se juntam para uma noite de celebração e valorização dos produtos de temporada e de excelência, a par das criações icónicas da chef convidada.

“É um enorme orgulho receber no Marlene, uma chef e colega com quem me identifico muito, e que conquistou o título de melhor do mundo com a sua criatividade e valorização da natureza, produtos e produtores próximos do Hiša Franko. É muito gratificante ter a presença da Ana Roš no nosso país para, em conjunto, partilharmos e celebrarmos o melhor dos sabores de Portugal e da estação numa noite que promete ser uma experiência única de comunhão entre as gastronomias e produtos emblemáticos dos dois países”, refere a chef Marlene Vieira.

 O especial menu de degustação, criado em conjunto pelas chefs, será composto por 7 momentos principais, e inclui tanto clássicos da Ana Roš como pratos de inspiração e sabores portugueses. Dois dos simbólicos pratos do Hiša Franko que farão parte das criações servidas são o Beignet de milho com queijo cottage fermentado e a icónica truta como prato principal. A equipa convidada visitará também alguns produtores nacionais, bem como restaurantes de comida tradicional portuguesa para dar também lhes conhecer a essência da gastronomia tradicional portuguesa.

Para elevar esta celebração gastronómica, a sommelier Gabriela Marques irá harmonizar as criações das duas chefs com referências do produtor nacional Quinta dos Carvalhais, a cargo da enóloga Beatriz Cabral de Almeida, contando com o patrocínio Sogrape. O wine pairing conta com o Quinta dos Carvalhais Rosé Colheita, Quinta dos Carvalhais Branco Reserva, Quinta dos Carvalhais Branco Especial, seguido do especial Quinta dos Carvalhais Tinta Roriz 1994 e, na parte final e mais gulosa da experiência, um Quinta da Leda Vintage 1999, resultando num menu memorável.

O jantar tem início às 19:00 com welcome drinks no Zunzum Gastrobar, estreando o evento com dois cocktails: um destacando Gin Mare, criado pelo patrocinador, e outro com Jack Daniel’s, elaborado pela equipa do Zunzum. O menu tem um custo de 300€ por pessoa, incluindo harmonização vínica, e as reservas podem ser feitas pelas vias habituais (website, email ou telefone).

Morada
Av. Infante D. Henrique, Doca Jardim do Tabaco, Terminal de Cruzeiros de Lisboa,
1100-651 Lisboa
Reservas
[email protected] | 91 262 67 61