Shaun Hergatt, chef australiano sediado em Manhattan, com diferentes espaços nos Estados Unidos da América e várias estrelas Michelin,é o primeiro convidado internacional do chef Júlio Pereira, marcando presença na oitava edição da iniciativa “12 Chefs 12 Meses”, que procura valorizar e promover o património gastronómico madeirense.

No âmbito do “12 chefs 12 meses”, no próximo dia 26 de agosto, o chef Júlio Pereira traz à Madeira o primeiro chef convidado internacional, o australiano Shaun Hergatt, do restaurante Vestry, em Nova Iorque, distinguido pelo guia Michelin, com vários projetos que primam pela sazonalidade e qualidade do produto selecionado. Este será o primeiro de vários encontros entre o chef português e chefs internacionais reconhecidos, que em conjunto irão visitar e conhecer alguns dos produtos e ingredientes que tornam o património gastronómico do arquipélago tão único.

Nascido na Austrália, mas sediado em Manhattan, Shaun Hergatt é conhecido pela formação clássica e técnica precisa, com uma abordagem contemporânea e criativa que tornam os pratos em obras de arte. Em 2020, abriu o restaurante Vestry, no SoHo, um dos bairros mais sofisticados de Manhattan, onde se deixa inspirar pela culinária japonesa, criando menus essencialmente focados na sazonalidade dos produtos do mar e da terra. O projeto foi distinguido pelo guia Michelin no primeiro ano após abertura, tendo também aberto REN, em Nova Iorque, cujos menus se focam igualmente na sazonalidade e têm como inspiração as viagens do chef e proprietário, bem como o Caviar Bar, em Las Vegas, que combina marisco com caviar premium de diferentes proveniências.

Esta edição traz a palco os mais variados produtos e ingredientes regionais, num encontro que se quer rico em gastronomia e experiências para os dois chefs. Enquanto anfitrião, o chef Júlio Pereira será responsável por dar a conhecer as iguarias únicas da região e desafiar o chef convidado a testar e desenvolver criações que poderão ser degustados no almoço do dia 25 de agosto, no restaurante KAMPO.

“Em agosto, recebemos o nosso primeiro convidado internacional, Shaun Hergatt, um reconhecido chef com uma abordagem criativa e criativa e muita técnica. Esta será uma edição muito especial, que nos permite “levar” a Madeira um pouco mais longe, através da visão e participação do Shaun, que levará um pouco desta experiência e a riqueza gastronómica do arquipélago com ele”, explica Júlio Pereira, chef e proprietário do KAMPO. “Não podia estar mais feliz por dar este passo no trabalho que temos feito na valorização da região, e promoção deste património cultural e gastronómico a nível internacional”, acrescenta.

“Tive muito gosto em aceitar este convite e é com muita satisfação e curiosidade que irei conhecer mais sobre os produtos e gastronomia deste belíssimo arquipélago do Atlântico. Viajar, visitar e conhecer fazem parte da minha abordagem e são grandes fontes de inspiração na minha cozinha. Não podia estar mais entusiasmado por experienciar a cultura madeirense”, refere Shaun Hergatt, chef convidado.

Os dois chefs irão visitar a fábrica Chábom, o viveiro de trutas amarelas alimentado pela água da Levada do Chão da Ribeira, bem como um produtor do emblemático vinho da Madeira, num périplo pelos produtores e ícones regionais. Irão também à Estação Zootécnica da Madeira, em Porto Moniz, para almoçar e visitar o projeto focado na recuperação dos bovinos autóctones designados ‘Raça da Terra’, conhecidos pela produção de carne de elevada qualidade, mais tenra, com cor mais clara e sabor distinto. O objetivo passa pela perpetuação das raças nacionais e respetivos produtos de origem regional, abrangendo o levantamento e a caracterização biométrica destes bovinos, seguindo-se os estudos genéticos, a determinação da sua origem e distintivos com vista a um banco genético, onde se assegure a preservação, o aumento e melhoramentos desta raça para aumentar a atratividade e valor económico, quer para o produtor, quer para o consumidor.

O almoço decorre este sábado, dia 26 de agosto, pelas 13h00, com um especial menu de degustação, com um custo de 65€ por pessoa, com bebidas incluídas.

O “12 chefs 12 meses” é um projeto anual desenvolvido pelo chef Júlio Pereira, que tem como objetivo levar pessoas à Madeira, para que estas levem a Madeira consigo, divulgando a região, a cultura e as tradições, de forma a posicionar a gastronomia e os produtos madeirenses enquanto referências internacionais.