Da Quinta de São Luiz, situada no coração da sub-região de Cima Corgo, nasce uma nova trilogia de vinhos da mesma casta – São Luiz Winemaker’s Collection Trio Rufete, que contempla um Rufete Reserva Tinto 2021, um Rufete Reserva Branco 2022 e um Rufete Reserva Rosé 2022

As mais recentes novidades correspondem a uma edição limitada, e bastante exclusiva, de 1.100 caixas com os três vinhos.

Este novo trio nasce da busca, do enólogo Ricardo Macedo e sua equipa, em adicionar um elemento singular e surpreendente no portefólio, que seduzisse os palatos mais exigentes. Estas características foram possíveis de se encontrar na casta Rufete, conhecida pelo seu caráter caprichoso, exigente e versátil, que resulta em vinhos de perfil leve e fresco, com grande aptidão gastronómica, sendo o seu buquê aromático marcado por frutos vermelhos e notas florais.

Oriundos de uma marca que tem na sua génese a criatividade, este trio de vinhos singulares e distintos não poderia ser diferente. A gama continua a apostar na experimentação de castas nascidas e criadas em diferentes micro-terroirs do Douro, sendo a Rufete uma casta minoritária, que se destaca pela sua raridade e que São Luiz faz questão de preservar.

Na arte de estágio deste trio faz-se sentir a ousadia, ao complementar ânfora com a madeira de carvalho e castanheiro. Para conferir mais leveza e suavidade aos três vinhos, todos eles passaram por dois estágios distintos e complementares: uma parte ânfora e outra em madeira, da qual metade em carvalho nacional e metade em castanheiro. Se por um lado o castanheiro acrescenta aromas doces e alguma sensação de especiarias, por outro, o carvalho aporta à trilogia uma maior complexidade de boca.

O Rufete Reserva Tinto 2021 foi vindimado manualmente na última semana de agosto de 2021 às primeiras horas do dia. Seguidamente foi transportado em caixas de pequenas dimensões, chegando à adega em perfeito estado de conservação e maturação. A vinificação deste vinho procedeu-se com desengace parcial e ligeiro esmagamento e a fermentação alcoólica decorreu em cubas de inox durante 12 dias, a temperaturas situadas entre 22 e 24°C, seguida de maceração pelicular ao longo 5 dias. A fermentação maloláctica e o estágio de 12 meses foi feito, como descrito, em barricas de castanheiro e carvalho nacional e o restante em ânfora. Leve e fresco, é assim que se mostra este Reserva Tinto. Apresenta uma cor granada e textura fina, com aroma bem definido a frutos do bosque harmonizado, com especiarias finas, enaltecidas pelo estágio em cascos de castanheiro. Deve ser servido a temperatura entre 16 e 18°C e acompanha na perfeição com carnes vermelhas, queijos e peixes gordos.

No Rufete Reserva Branco 2022, a vindima foi também manual, na última semana de agosto de 2022, às primeiras horas do amanhecer, e as uvas foram transportadas em caixas de pequenas dimensões. Com o intuito de evitar a extração de cor, a vinificação procedeu-se com prensagem suave de cachos inteiros previamente selecionados em tapete de escolha. O vinho fermentou em inox com temperatura controlada entre os 10 -14°C. Terminada a fermentação alcoólica, uma parte estagiou em cascos de castanheiro e carvalho nacional e o restante em ânfora. Após 6 meses foi feito o lote final. No copo, este Reserva Branco possui um aroma complexo, fresco e floral. Na boca é elegante, cremoso, com um toque de líchias e uma acidez viva no final. A pensar nos dias mais longos de verão, este é o branco ideal para acompanhar pratos de maresia, tais como marisco e peixe, carnes brancas e queijos.

Por fim, o Rufete Reserva Rosé 2022, contou com um processo de vinificação e estágio igual ao seu homólogo Reserva Branco. No copo, apresenta uma tonalidade de cor salmão pálido e é composto por aromas florais doces, que nos lembram as pétalas de rosas e cerejas. Na boca é muito elegante, cremoso, fresco, longo e complexo. Harmoniza com pratos de marisco e peixes gordos, carnes brancas e queijos.

Kit Trilogia de Rufetes – (Reserva Tinto 2021, Reserva Branco 2022 e Reserva Rosé 2022) , tem o PVP recomendado e não vinculativo de 60,00€ (o valor engloba o kit das três garrafas, não sendo vendidas em separado)